Como fazer brinquedos com garrafa pet


pet1

O material pet é basicamente uma mistura de termoplástico muito encontrado em garrafas. O primeiro uso do material foi na indústria têxtil e foi criado em 1941 pelos inventores ingleses Dickson e Whinfield. Um dos principais incentivadores da produção dos produtos feitos em pet foi a segunda guerra mundial, foi nessa época que o abastecimento de outras matérias-primas como a lã, algodão e linho foi afetado, nesse momento o material pet começou a ser produzido em grande escala.

Com o tempo novos produtos foram sendo criados com o uso do material. No Brasil o material só começou a ser usado em 1988, mas foi somente em 1993 que ele começou a se popularizar. Devido a preocupação crescente com o meio ambiente e em busca de novas formas de reutilizar a garrafa pet, nesse contexto diversos artesãos passaram a confeccionar peças, como objetos de decoração e brinquedos.

pet2 300x213 Como fazer brinquedos com garrafa pet

Via Flickr

Existem vários modelos de brinquedos que podem ser feitos com a garrafa pet, alguns mais simples e outros mais complicados. O ideal é começar pelos mais simples, principalmente se esse for o seu primeiro trabalho, para depois criar outros mais sofisticados.

Gato com garrafa pet

Materiais:

  • 1 garrafa pet
  • Tinta
  • Cartolina ou EVA nas cores branca, preta e vermelha
  • Tesoura
  • Cola

Passo a passo

  1. Lave muito bem a garrafa pet antes de começar a fazer o brinquedo, ela precisa estar totalmente limpa e seca.
  2. Pinte toda a garrafa com a tinta da sua preferência, se o brinquedo for para uma menina, você poderá separar duas tonalidades de tintas, um rosa mais claro e outro mais escuro. Passe o mais claro por toda a garrafa e em seguida faça pequenas bolas com o tom mais escuro. No caso dos meninos você poderá usar o branco e preto, a combinação fica a critério de cada um.
  3. Faça os moldes do olho, da boca, da língua e do nariz do gato, busque referências na internet e em revistas para escolher o modelo ideal para o seu gato.
  4. Recorte a boca, a língua, o olho e o nariz do gato no cartolina ou em EVA.
  5. Cole esses recortes na parte de cima da garrafa, certifique-se que eles estejam bem colados para que não saiam com o uso das crianças.
  6. Espere secar, se desejar você poderá colar outros enfeites.
pet3 300x188 Como fazer brinquedos com garrafa pet

Via Flickr

Dicas:

  • Só passe o brinquedo para a criança quando a cola estiver totalmente seca, isso é muito importante para que não aconteça nenhum incidente, como alergia ou intoxicação.
  • Cuidado com a tampa da garrafa pet, essa peça é muito pequena e pode prejudicar de alguma maneira as crianças que forem menores.
  • Convide as crianças para fazerem o brinquedo junto com você, essa poderá ser uma excelente oportunidade para incentivar a criatividade da garotada, é um jeito divertido de educar.
  • Combine cores alegres no seu brinquedo, faça com que ele fique ainda mais interessante para esse público que são atraídos pelas cores fortes.
pet4 300x225 Como fazer brinquedos com garrafa pet

Via Flickr

Incentivar desde cedo a reciclagem contribui não só para o futuro do planeta, como também motiva as crianças a fazerem trabalhos manuais, essa atividade é uma espécie de complemento aos estudos. Boa sorte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post