Como fazer broa de fubá


480px-Broafortal

O fubá é um ingrediente muito especial para a culinária brasileira. Polentas, sopas, bolos, pães e broas são alguns exemplos das delícias que podemos fazer de maneira simples, porém com sabor pra lá de especial. A broa de fubá, em especial, é uma espécie de pão ou biscoito com sabor de um bolo leve e adocicado. A receita é um grande sucesso e pode ser feita com ingredientes bem simples, sendo ideal para ser servida no café da manhã ou no lanche da tarde. Confira agora o passo a passo da receita e surpreenda sua família com este prato simples e delicioso.

800px MontLone yeibaw F550x450 F550x450 Como fazer broa de fubáWikimedia Commons

Você vai precisar de: 

  • 2 xícaras (chá) de fubá mimoso fino
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 xícara (chá) de leite de vaca integral ou 1 caixinha de creme de leite sem soro
  • 1/2 xícara de chá de açúcar refinado
  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de margarina sem sal
  • 1 colher de sopa rasa de fermento para bolo, em pó
  • 1 colher de chá de sal refinado.

Modo de fazer: 

  1. Unte uma assadeira com um pouco de óleo ou manteiga e depois polvilhe farinha de trigo por toda a superfície, de maneira uniforme.
  2. Leve ao fogo, em uma panela grande, o leite de vaca, o açúcar, a margarina e o sal. Deixe ferver e, em seguida, adicione o fubá e cozinhe até desgrudar do fundo da panela, mexendo sempre para não grudar.
  3. Desligue o fogo e deixe amornar. Em seguida, adicione o ovo e misture bem. Coloque a farinha e o fermento e mexa novamente. O ponto estará ainda um pouco grudento, mas basta deixar esfriar que será possível moldar a massa.
  4. Faça bolinhas com mais ou menos 6 cm de diâmetro e coloque na forma untada, com espaço de 3 dedos no mínimo.
  5. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C, por aproximadamente 30 minutos ou até que as broas estejam bem assadas e douradas por cima. Se desejar, polvilhe açúcar refinado com canela por cima.

450px Oven F550x450 Como fazer broa de fubáWikimedia Commons

Dicas:

  • Para diferenciar a receita, você pode espalhar toda a massa na assadeira sem fazer as bolinhas. Ficará uma espécie de bolo com a casquinha mais durinha por cima.
  • Outra opção é enrolar uma única bola grande, para que fique uma broa em formato tradicional.
  • Erva doce e coco ralado grosso também podem ser misturados no meio da massa, para dar um sabor diferente e textura especial.
  • Para acentuar ainda mais o sabor do milho, adicione 1 lata de milho sem a água da conserva, batido no liquidificador na receita.

A receita é prática de se fazer e fica ainda mais deliciosa se for acompanhada de um cafezinho preto feito na hora, uma boa fatia de queijo branco fresco ou, ainda, uma colherada de margarina. Então que tal experimentar a broa de fubá e variar um pouco o seu cardápio no dia a dia? Os ingredientes nunca faltam em nossa cozinha e o passo a passo é bastante rápido e simples. Com certeza vale a pena anotar no seu caderno de receitas favoritas. Bom apetite!

(Imagem destacada: Wikimedia Commons)