Como fazer caligrafia artística


calicapa

A caligrafia artística tem várias aplicações, seja na elaboração de cartas ou a confecção de convites.A caligrafia bem elaborada pode ser usada para fazer faixas, cartazes e anúncios. Por isso, aprender a fazer uma letra bem elaborada pode até render oportunidades profissionais. A seguir, serão apresentadas algumas dicas e sugestões sobre como aprender e fazer uma caligrafia artística.

  • Utilize um caderno de caligrafia. Existem cadernos específicos para o treinamento e elaboração de caligrafia. É bem fácil encontrá-los em qualquer papelaria. Portanto, adquira um caderno, e pratique bastante. Após conseguir um bom resultado, passe para a segunda etapa, que é a elaboração de uma caligrafia artística. Experimente formas diferentes de escrever, as letras promovem várias “oportunidades” de maior elaboração. Comece cortando o “T” de uma forma diferente, procure símbolos que mantenham as características principais dos acentos, mas que ao mesmo tempo as variem. Puxe as “perninhas” das letras de forma diferente. Pratique até atingir um padrão diferente;
    cali2 Como fazer caligrafia artística

    Via Flickr

  • É importante conhecer os diversos tipos de fonte existentes, para poder se inspirar. Hoje é fácil realizar essa tarefa, você provavelmente deve ter um softwarede edição textual em seu computador. Escreva um parágrafo e formate-o com diversas fontes diferentes. Depois imprima as folhas e pratique a fonte estabelecida das diversas formatações que você escolheu;
    cali3 Como fazer caligrafia artística

    Via Flickr

  • Uma maneira de fazer uma bela caligrafia artística é tentar se inspirar em um tema específico. Se você gosta, por exemplo, da Turma da Mônica, pode tentar associar os personagens ou alguma de suas características marcantes às letras, com o intuito de criar uma fonte que remeta ao quadrinho. Esse exemplo é particularmente interessante, porque ele já é realizado. Se você tiver em sua casa algum gibi, observe que a letra “O” na revista do personagem Cebolinha, tem o cabelo do personagem desenhado. A mesma letra na revista do Chico Bento, tem o seu chapéu em cima.
    cali4 Como fazer caligrafia artística

    Via Flickr

Esperamos que você tenha sucesso ao elaborar a sua caligrafia artística. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post