Como fazer canjica


800px-Munguza

No inverno são comuns alguns pratos típicos brasileiros especiais, principalmente por conta das festas juninas. A canjica, mungunzá ou mingau de milho branco é um deles e não há quem não goste dessa delicia, que é bem fácil de fazer. Pode haver algumas variações e pode ser incrementada com alguns ingredientes… aí fica a seu gosto! Vamos à receita!

4631984576 0ea3bb9380 1 Como fazer canjica Roberto Berlim/Flickr

Ingredientes

  • 500 g de canjica
  • Leite de coco ( duas garrafinhas)
  • 1 litro de leite
  • 2 latas de leite condensado
  • Canela de pau ( 2 pedaços)
  • Canela em pó
  • 1 pacote pequeno de coco ralado ( 100 g)
  • 1 colher de café de sal
  • 1 xícara de amendoim moído (opcional)

cinnamon 92594 640 Como fazer canjicaweinstock/Pixabay

Antes de começar a fazer a receita, prepare a canjica. Cate como se estivesse catando o feijão, para retirar os grãos ruins e a sujeira que algumas marca contêm. Após catar, lave bem os grãos e os deixe de molho durante a noite ou por oito horas no mínimo ( por isso é mais prático fazer de véspera e deixar durante a noite)  em uma bacia cobrindo-a de dois a três dedos acima do nível da canjica.

Modo de Fazer

  1. Cozinhe bem a canjica. No dia seguinte, não vai precisar escorrer a canjica, mas acrescente mais água uns dois dedos acima do nível e cozinhe na panela de pressão por cerca de 40 minutos ou se preferir cozinhe em panela comum que deve levar em torno de 1 hora e meia, colocando a água da mesma forma. Após o cozimento espere a pressão sair, conforme instruções da panela e verifique se os grãos estão bem cozidos. Se não estiverem macios retorne com a panela ao fogo e deixe por mais 15 minutos.
  2. Adicione os ingredientes. Após o cozimento acrescente o leite, o coco ralado, o leite condensado, o leite de coco, a canela em pau e o sal. Mexa bem todos os ingredientes e deixe cozinhar pelo tempo necessário para que o caldo fique bem grosso e cremoso.
  3. Opção com inclusão do amendoim. Se quiser acrescentar o amendoim, pode colocá-lo junto com os outros ingredientes, mas é necessário que cozinhe antes e o prepare para adicioná-lo à receita. Se preferir compre já moído.
  4. Para preparar o amendoim, torre-o no forno espere esfriar, depois o coloque sobre um pano, feche bem e esfregue o amendoim para que saia a pele. Retire os amendoins já descascados e triture-os bem em um liquidificador ou processador de alimentos.
  5. Polvilhe com canela em pó, pode ser servida quentinha ou gelada, fica a seu gosto!

Dicas

7626076666 d237303d95 Como fazer canjicaSebástian Freire/Flickr

  • Se você tem medo da panela de pressão opte pela comum, só levará mais tempo e gastará mais gás.
  • Para uma canjica ainda mais doce, acrescente duas colheres de sopa de açúcar.
  • A canela pode ser opcional, pois tem gente que não gosta, dessa forma sirva separado e deixe à mão um potinho com canela e quem quiser pode polvilhar no seu próprio prato.
  • O amendoim é opcional, ele deixará o prato ainda mais calórico.
  • Existe no mercado a canjica já cozida no vapor, tornando o prato bem mais prático e rápido de fazer, o trabalho vai ser apenas adicionar os outros ingredientes e deixar engrossar o caldo.

Aproveite o sabor desse tradicional prato brasileiro e bom apetite!

(Imagem Destaque: Eurritimia/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !