Como fazer capa de almofada


8075453929_5f4b2af915

A almofada é um dos itens do enxoval de casa que dão aquele toque especial na decoração. Os modelos podem ser com ou sem babado, em crochê ou tricô, quadradas, redondas, as possibilidades são diversas.

Para quem tem em casa, uma máquina de costura doméstica e algum conhecimento com costura pode fazer suas próprias capas de almofadas e renovar a decoração com economia. Para isso basta seguir as dicas e passo a passo que seguem para fazer uma capa quadrada, simples com sistema de abertura envelope, que dispensa a colocação de zíper.

6960603404 d7237f324b Como fazer capa de almofadaartempano56/Flickr

Você vai precisar de

  • 50 cm de tecido com 1,40 de largura
  • Máquina de costura (pode ser a doméstica zig zag)
  • Linha na cor do tecido
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Giz de costura
  • Agulha para alinhavo

Como fazer

5068959402 d4b8fce2b7 Como fazer capa de almofadaartempano56/Flickr

  1. Para fazer uma almofada de 40 cm X 40 cm, corte um quadrado de 44 cm X 44 cm para a parte da frente. Na hora de costurar você irá deixar uma margem de 2 cm de sobra. Depois corte dois pedaços com 44 cm X 30 cm. Esses dois retângulos menores formarão o sistema envelope de fechamento (O mesmo utilizado na confecção de fronhas) na parte de trás da almofada.
  2. Reserve o quadrado com 44 cm X 44 cm.  Trabalhe com os dois pedaços menores de tecido. Faça bainha em uma extremidade de 44 cm de um pedaço desses. Depois faça bainha em uma extremidade com 44 cm do outro pedaço.
  3. Coloque o quadrado de 44 cm X 44 cm sobre a mesa com o direito para cima. Coloque os outros pedaços (com bainha) sobre o tecido na mesa com o direito para baixo. As extremidades que foram feitas bainha devem ficar no centro e transpassadas.
  4. Para facilitar o trabalho das iniciantes, recomenda-se alinhavar em volta, prendendo o tecido da frente com os 2 tecidos transpassados de trás.
  5. Passe à máquina em toda a volta. Como a almofada tem sistema de abertura envelope, não precisa deixar abertura para virar.
  6. Passe overloque (se tiver) ou zig zag em toda a volta para acabamento e vire para o direito.

Os modelos com babados requerem mais habilidade, por isso recomenda-se às iniciantes começarem por um modelo simples, como a desse passo a passo e ao adquirir prática, passe para um modelo mais detalhado.

Se ao invés de sistema envelope para abertura e fechamento da almofada, a internauta desejar fazer com zíper, corte as partes de trás (passo 1) um pouco menores, 44 cm X 25 cm e pregue o zíper antes de juntar a parte da frente com a parte de trás (passo 3, 4 e 5).

8075490159 588b90351f Como fazer capa de almofadaartempano56/Flickr

Agora que você sabe como fazer capa para almofada, aproveite esse passo a passo e economize dinheiro na decoração fazendo suas próprias almofadas.  Para artesãos que desejam fazer para vender, some o preço de custo dos materiais, um valor pela mão de obra + 100%, o resultado que der pode ser o preço que cobrará das clientes. Ajuste o preço se achar que ficou muito caro ou muito barato para a sua região. Com almofadas dá para garantir um bom reforço no orçamento doméstico.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: artempano56/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post