Como fazer Carne de Soja Refogada


soja

A carne se soja – ou proteína de soja (PTS) – é um dos principais itens do cardápio vegetariano/vegano. Por não ser propriamente uma carne, e de origem animal, pode ser incorporada sem preocupações ao cardápio de quem segue estes estilos de vida. A receita de carne de soja refogada assemelha-se bastante ao modo de preparo do tradicional refogado de carne moída. Por isso, pode ser consumido tanto como acompanhamento de refeições, como em recheios de pães, pasteis tortas e bolos salgados.

Confira neste artigo uma saborosa receita de carne de soja refogada. A receita rende 4 generosas porções, e o tempo de preparo é de aproximadamente 30 minutos.

6098595617 b881924782 z F550x450 Como fazer Carne de Soja RefogadaStacy Spensley / Flickr

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva ou óleo de soja;
  • 15 azeitonas picadas;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 1 cebola grande picada;
  • 1 colher (chá) de orégano;
  • 2 tomates (sem sementes) picados;
  • 1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja (preferencialmente de tamanho mediano);
  • 1 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão;
  • 1/2 xícara (chá) de água;
  • 1 sachê de tempero pronto.

Passo a Passo

  1. Em uma panela, adicione a carne de soja, o vinagre (ou suco de limão) e 3 xícaras de água. Leve ao fogo baixo, deixando levantar fervura e subir uma espécie de espuma.
  2. Quando espumar, desligue o fogo e passe a carne de soja para uma peneira.
  3. Em água corrente, lave a carne de soja, sempre espremendo bem de modo que o gosto da soja seja minimizado. Após lavar, esprema bem a carne, retirando todo o excesso de água. Reserve.
  4. Em outra panela, aqueça o óleo e refogue o alho. Em seguida, acrescente a cebola e refogue até dourar.
  5. Adicione as azeitonas e o orégano ao refogado de alho e cebola. Abaixe o fogo e acrescente os tomates picados. Mexa bem até que os pedaços de tomate cozinhem, por aproximadamente 2 minutos.
  6. Acrescente ½ xícara (chá) de água, a carne de soja e o sachê de tempero pronto.
  7. Continue refogando e mexendo em fogo baixo, por mais 5 minutos.
  8. Quanto estive no ponto certo, desligue o fogo. O ponto da ideal do refogado de carne de soja é quando ele estiver semelhante à um refogado de carne moída.
  9. Sirva quente ou morno, acompanhado de arroz e salada verde. Caso vá utilizar o refogado como recheio de tortas e salgados, não é necessário estar quente, pode ser utilizado frio ou em temperatura ambiente.

2867854970 e409309ebe z F550x450 Como fazer Carne de Soja RefogadaAlpha / Flickr

Dicas

Esta é uma receita simples e básica de carne de soja refogada. Porém, esta pode ser incrementada – de acordo com o gosto pessoal – utilizando diferentes ingredientes como molho de tomate pronto, milho ver ou ervilhas em conserva, pimentão picado, cenoura ralada, etc.

A carne ou proteína de soja refogada pode substituir a carne moída em todos os pratos, desde o macarrão à bolonhesa à panqueca de carne. Aproveite e insira a saborosa carne de soja refogada no cardápio diário da família, tornando a vida muito mais leve e saudável! Siga os passos detalhados da receita e boa sorte!

(Imagem destaque: PaPisc / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !