Como fazer cartão do SUS


cartao-nacional-de-saude1

O Cartão Nacional de Saúde, ou cartão do SUS, é um documento pessoal e intransferível que identifica o cidadão usuário perante o sistema nacional de saúde, reunindo suas informações pessoais além de dados acerca de sua vida clínica, atendimentos realizados, tratamentos concluídos ou em andamento, medicamentos utilizados, internações, e outras informações que podem ser acessadas através do número do cartão do SUS.

27 5 2011 17 42 16.368x278 368x250 Como fazer cartão do SUS

Pelo fato de o atual modelo de saúde vigente no país ter suas ações gestoras centradas no município, que tem autonomia para definir suas prioridades, tal documento é emitido pela secretaria de saúde do município em que o cidadão reside. Isso não impede, no entanto, que o documento ofereça subsídios para que  portador goze da maioria dos serviços oferecidos pelo SUS em todo o território nacional, além de possibilitar o acesso às informações citadas no primeiro parágrafo.

http   cadweb 600x250 Como fazer cartão do SUS

Caso ainda não possua o cartão do SUS aprenda aqui no Comofas a solicitar este seu direito de cidadão brasileiro, uma vez que a pedra fundamental do Sistema Único de Saúde brasileiro diz respeito à universalidade de acesso ao sistema.

Como fazer o cartão do SUS – Passo a Passo

1)    Dependendo do município ou estado, é possível fazer o cadastro no SUS diretamente na Unidade de Saúde da família que atende a sua residência, ou com o agente comunitário de saúde responsável pela cobertura da mesma. Bastando apresentar à ele a documentação solicitada. Para os demais casos:

2)    Reúna os seguintes documentos e suas respectivas cópias: Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de endereço, carteira de trabalho e cartão do SUS de outros membros da família que o possuírem.

3)    Encaminhe-se à secretaria de saúde de sua cidade apresentando os referidos documentos bem como sua intenção de fazer o cartão cidadão.

4)    Agora é só aguardar a realização do seu cadastro. Geralmente o cartão do SUS é emitido imediatamente.

5)    Boa sorte!

1301492790 Como fazer cartão do SUS

Direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde

sus1 Como fazer cartão do SUS

Confira aqui alguns dos direitos e deveres dos usuários do SUS:

SER ATENDIDO COM ORDEM E ORGANIZAÇÃO.

  • Quem estiver em estado grave e/ou maior sofrimento precisa ser atendido primeiro.
  • É garantido a todos o fácil acesso aos postos de saúde, especialmente para portadores de deficiência, gestantes e idosos.
  • Você tem o direito de receber informações claras sobre o seu estado de saúde. Seus parentes também têm o direito de receber informações sobre seu estado.
  • Também tem o direito a anestesia e a remédios para aliviar a dor e o sofrimento quando for preciso.
  • Toda receita médica deve ser escrita de modo claro e que permita sua leitura

TODO CIDADÃO TEM DIREITO A UM TRATAMENTO HUMANIZADO E SEM NENHUMA DISCRIMINAÇÃO.

  • Você tem direito a um atendimento sem nenhum preconceito de raça, cor, idade, orientação sexual, estado de saúde ou nível social.
  • Os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde devem ter os nomes bem visíveis no crachá para que você possa saber identificá-los.
  • Quem está cuidando de você deve respeitar seu corpo, sua intimidade, sua cultura e religião, seus segredos, suas emoções e sua segurança.

TODO CIDADÃO DEVE TER RESPEITADOS OS SEUS DIREITOS DE PACIENTE.

  • Você tem direito a pedir para ver seu prontuário sempre que quiser.
  • Tem também a liberdade de permitir ou recusar qualquer procedimento médico, assumindo a responsabilidade por isso.
  • E não pode ser submetido a nenhum exame sem saber.
  • O SUS possui espaços de escuta e participação para receber suas sugestões e críticas, como as Ouvidorias e os Conselhos Gestores e de Saúde.

TODO CIDADÃO TAMBÉM TEM DEVERES NA HORA DE BUSCAR ATENDIMENTO DE SAÚDE.

  • Você nunca deve mentir ou dar informações erradas sobre seu estado de saúde.
  • Deve também tratar com respeito os profissionais de saúde.
  • E ter disponíveis documentos e exames sempre que for pedido.

TODOS DEVEM CUMPRIR O QUE DIZ A CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE.

  • Os representantes do governo federal, estadual e municipal devem se empenhar para que os direitos do cidadão sejam respeitados.

Dicas importantes:

  • Poucas pessoas sabem, mas o SUS conta com um grande sistema de cadastro, onde estão todas as informações de pessoas que são atendidas pelo programa ou que algum dia precisou de algum atendimento. Com o cartão todas as consultas ficam agendadas, por isso em uma viagem para atendimento do SUS em outro município, o paciente não irá precisar ficar lembrando todas as consultas que já se submeteu.
  • Atualmente o cartão SUS já é cobrado em muitas unidades particulares e planos de saúde, isso por que o sistema identifica rapidamente as informações e também as consultas. Além disso, o médico tem uma ficha atualizada de todos os procedimentos que esse paciente passou.
  • Em um futuro próximo tal cadastramento poderá ser realizado totalmente através da internet.
  • Não pague nenhuma taxa pela emissão do cartão do SUS, pois se trata de um sistema de saúde universal e gratuito. Caso te cobrem por tal emissão, denuncie imediatamente à polícia e outras autoridades competentes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !