Como Fazer Cerveja em Casa


chopp

Uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo é a cerveja. Diferentemente do que se costuma pensar, a cerveja surgiu no Antigo Egito e era também consumida pelos Sumérios. Ela foi evoluindo com o passar do tempo e a sua receita foi sendo aprimorada, em especial pelos alemães e pelos belgas.

cerveja1 Como Fazer Cerveja em Casa

Se você quer aprender a fazer essa bebida, o Comofas te ensina! Só avisamos antes que este é um processo longo, demorado e que exige muitos materiais e equipamentos específicos.

foto cervejaria Como Fazer Cerveja em Casa

"Cervejaria" caseira na Inglaterra

Ingredientes: 5 quilos de Malte Pilsen; 35 gramas de Lúpulo Variedade MT Hood 4,6% Acido Alfa; 18 litros de água para dissolvei o malte; 18 litros de água para extração do extrato residual e 11,5 quilos de fermento Alta Fermentação cepa S-04 sachet (Prepare o fermento conforme instrução que acompanha embalagem na compra.)

Preparação:

1)      Moer os 5,0 kg de Malte. Para tanto utilizar um moinho de disco, ou preferencialmente moinho de rolo recartilhado.

Segredo: abrir o grão de malte para expor o amido sem prejudicar a casca do malte. Casca triturada dificulta a filtração do mosto.

malte Como Fazer Cerveja em Casa

Malte

2)      Pesar 35 g de Lúpulo.

3)      Aquecer 18 litros de água até 68ºC em uma panela de inox ou alumínio.

4)      Preparar mais 18 litros de água em outra panela. Aquecer a mesma até 76ºC.

Processo

Mosturação

1)      Adicionar o malte moído lentamente aos 18 litros de água a 68ºC agitando com uma colher de polietileno (não deixar formar grumos).

cerva Como Fazer Cerveja em Casa

2)      No final a temperatura deve ficar próximo aos 65ºC.

3)      Descansar esta mistura durante 80 minutos com a panela tapada. Se a temperatura baixar para 63ºC aquecer com uma boca do fogão, no fogo baixo, até a temperatura atingir os 65ºC-66ºC novamente.

4)      Toda a vez que se aquecer a mistura deve-se agitá-la, para obter uma leitura mais precisa no termômetro. Atingindo a temperatura, desligue novamente o fogo.

5)      Após estes 80 minutos elevar a temperatura para 75ºC em 5 minutos sempre agitando com a colher. Não suba bruscamente a temperatura, vá fazendo com que ela atinja o novo patamar no tempo certo.

6)      Antes de completar os 80 minutos fazer o teste de iodo. Com a colher que utilizou para agitar o mosto molhar a mesma dentro da mistura malte + água e pingue algumas gotas sobre um azulejo branco ou prato de porcelana também branco. Após pegue o frasco do iodo 2% e pingue 3 a 4 gotas sobre o mosto que foi colocado no azulejo.Se a coloração for amarela ouro prosseguir com a receita aquecendo ate 76°C se ainda estiver apresentando vestígios ou até coloração forte de uma “cor roxa” a mostura deverá ficar mais alguns minutos na temperatura de 65°C. Se após este tempo permanecer a cor roxa interromper o processo. As causas desse problema podem ser:

a.      Falhas na moagem do malte.

b.      Termômetro descalibrado.

c.       Temperatura da mostura subiu no inicio da mostura acima dos 76°C o que desativou as enzimas.

7)      Após 80 minutos elevar a temperatura para 76ºC em 5 minutos sempre agitando com a colher.

8 )      Em 76ºC deixar descansando mais 10 minutos com a panela tampada.

Filtração

  1. Passar a Mostura (malte + Água) através de um Saco Branco Duplo (sacos de açucar que se utiliza para fazer pano de prato). Este saco deve estar bem limpo e esterilizado com água quente.
  2. Aqui poderá ser utilizada também uma panela com um fundo falso. Neste caso deve-se colocar água a 76°C no fundo da panela até começar a sair pelos furos do fundo falso.
  3. Após ter filtrado o primeiro mosto, adicionar 18 litros de água a 76°C para extração do extrato residual sobre o malte moído que ficou retido no saco.
  4. Misturar tudo com o primeiro mosto.
  5. O volume final deverá ficar com uma densidade em torno de 1.044.

Fervura do Mosto

  1. Levar o mosto filtrado a Fervura intensa em uma panela. (Pode ser a mesma utilizada na Mostura Inicial.)
  2. Quando iniciar a fervura adicionar o lúpulo.
  3. Aos 75 minutos de fervura adicionar uma pastilha whirlfloc para 25 litros.
  4. Ferver sempre intensamente durante os 90 Minutos.
  5. Após desligar o fogo verificar o volume do mosto na panela e determinar a densidade que devera ser em torno de 1,050.
  6. Após as medições de densidade e volume com auxilio da colher provocar uma agitação no mosto como se dissolve o açúcar na xícara de chá. Com boa intensidade até formar uma rede-moinho.
  7. Deixar descansar por 20 Minutos (Panela Tampada).
  8. Após extrair com sistema Sifão (Mangueira  plástica tipo cristal nova como se tira gasolina de tanque)
  9. (Encher a mangueira com água antes para dar inicio ao sistema sifão, pois se fizer sucção com a boca há risco de queimaduras).
  10. Passar o mosto fervido de uma panela para outra ou direto para o fermentador começando a sugar o mosto que está no nível superior da panela.
  11. No final vai ficar uma borra (trub) no fundo da panela que não deve ser sugada, e sim descartada. Se a agitação foi bem feita a borra deve ficar aglomerada no centro do fundo da panela.

Resfriamento

  1. O mosto límpido retirado por cima, deve ser resfriado através do sistema “Banho Maria” até uma temperatura de ca. 20 a 23ºC. Utilizar gelo para o resfriamento ser mais rápido.
    cerva02 Como Fazer Cerveja em Casa
  2. Obs. Poderá ser utilizado aqui também o sistema de resfriamento com serpentina.
  3. Quando estiver se aproximando a temperatura desejada, agitar bem com uma colher esterelizada para oxigenar o mosto.
  4. Adicionar o fermento preparado conforme instrução no recipiente que será utilizado para fermentar, e derramar o mosto resfriado sobre ele. Caso já tenha colocado o mosto já no fermentador adicionar o fermento por cima e homogenizar mosto + fermento.

Fermentação

  1. O fermentador poderá ser um recipiente (bombona) de água mineral ou com balde plástico alimentício com tampa.
  2. Colocar uma tampa no fermentador e lacrar bem, no centro desta tampa fazer um furo justo para encaixar uma mangueira plástica fina, a outra extremidade colocar dentro de uma garrafa transparente com água ou álcool.
  3. Outra opção é colocar um Airlock
  4. As borbulhas que irão se formar nesta garrafa indicarão que a cerveja esta fermentando.
  5. O fermentador deverá ficar posicionado num lugar onde a temperatura ambiente seja em torno de 20 a 23ºC.
  6. Este tempo de fermentação normalmente é de 2 a 3 dias.
  7. Outra forma de saber se a fermentação chega ao fim é determinando a densidade que deverá ficar em torno de 1,010.
  8. Com temperaturas mais baixas o tempo de fermentação poderá levar mais dias.

Maturação

A maturação da cerveja pode ser feita de duas formas.

No Barril:

  1. Quando praticamente não estiverem saindo mais bolhas de gás através da mangueira plástica fina está na hora da interromper a fermentação.
  2. Com um barril de 20 litros sem o tubo sifão ou 2 barris x10 de litros previamente bem lavados e esterilizados com água quente.
  3. Para 20 litros colocar 100 grama de açúcar refinado no barril e transferir a cerveja do fermentador para o barril pelo sistema sifão fazendo com que a extremidade de saída fique submersa até o fundo do barril para evitar espuma (lembrando que esta mangueira deve estar bem limpa e esterilizada.)
  4. Para forçar o sistema sifão encher a mangueira com água. Logo que colocou um pouco de cerveja no barril interrompa o fluxo quebrando a mangueira plástica. Agite o barril para dissolver bem o açúcar. Continue com o enchimento até completar os barris selecionados. Feche o barril com o tubo Sifão mantenha o barril na temperatura ambiente  20ºC a 23 ºC durante 4 a 5 dias.
  5. Durante este período deve-se controlar através de um monômetro adaptado na válvula extratora que a pressão atinja de 2,0 a 2,5 Kg/ Cm².
  6. Depois coloque o barril em uma geladeira normal a uma temperatura de 5-8°C durante 10 a 15 dias.O barril está pronto para ser ligado a uma chopeira e ser servido.

Na garrafa:

  1. Procedimento igual ao Barril utiliza-se garrafas de vidro tipo as garrafas normais para cerveja com bocal para rolha metálica. (Garrafas Long Neck, Patrícia). Tudo deve estar previamente bem lavado e esterelizado.
  2. Em cada 1 litro de cerveja colocar 5 gramas de açúcar.
  3. Extrair cerveja do fermentador novamente com mangueira pelo sistema sifão.
  4. Se o fermentador tiver uma torneira adaptar uma mangueira (previamente limpa e esterilizada) na saída da torneira.
  5. Colocar uma pequena quantidade e agitar para dissolver o açúcar, completar com cerveja até o nível. A mangueira deve ir até o fundo da garrafa para evitar espuma. Tampar bem as garrafas.
  6. Manter as garrafas na temperatura ambiente 20 ºC a 23 ºC até a garrafa piloto atingir uma pressão de 2,0 a 2,5Kg/ cm². Só então colocar as garrafas na geladeira a uma temperatura de 5ºC a 8 ºC durante 10 a 15 dias.
  7. A cerveja estará pronta para ser consumida.
    beer toast Como Fazer Cerveja em Casa
1 reply to this post