Como fazer chá de Quebra pedra


Unhindered by Talent

Quebra pedra é o nome popular de uma milenar planta eficiente na dissolução de cálculos (pedras) renais e biliares, sendo atestados seus efeitos anti alérgico, anti bacteriano, anti inflamatório, anti álgica, anti lipoxigenase e purificante do fígado. Seu nome popular se dá justamente pelo fato de a planta curar os males renais “quebrando as pedras” formadas nos rins, que em seguida são eliminadas pela urina naturalmente. A boa fama da planta quebra pedra diz que, basta tomar o chá de vez em quando para evitar a formação e/ou quebra pedrinhas que o paciente tenha e ainda nem sabe que tem. E se tomado diariamente ajuda a resolver (e as vezes resolve sozinha) o problema de pedras maiores, que causam imensas dores, conhecida por cólica renal ou cólica de rim; Muito embora a medicina tradicional considera essa planta muito mais preventiva do que curativa, no entanto praticamente todos nós temos um caso na família ou sabemos de alguém que se curou de cálculos grandes somente com consumo diário desse chá.

Via Wikimedia Commons2 Como fazer chá de Quebra pedraVia Wikimedia Commons

A cura de pedra nos rins é o que faz dessa planta muito citada, mas ela é igualmente eficiente no contra aftas, conjuntivite, diarreias  edema nefrítico, infecções urinárias, infecções de garganta, câncer e diabetes. Como podemos constatar, a planta merece um lugar na prateleira de remédios naturais e o seu consumo na nossa rotina, para isso é preciso aprender a preparar o chá, veja como é simples:

Você irá precisar dos seguinte ingredientes

  • 1 punhado de quebra pedra, referente à 1 pé para cada litro de água.

Como fazer passo a passo

  1. Ferva 1 litro de água.
  2. Enquanto isso, lave a planta in natura, sendo que também é possível utilizar a folha seca, dispensando a lavagem na hora de fazer o chá, pois terá sido lavada quando colhida.
  3. Coloque a planta na água, tampe e deixe ferver por 5 minutos.
  4. Coe e coloque em um litro, que poderá ser conservado na geladeira.

Como tomar

  • Tome 1 xícara (café) do chá de 2 à 4 vezes por dia. Se preferir tome doses menores mais vezes ao dia.

800px Phyllanthus amarus in its natural environment Como fazer chá de Quebra pedraVia Wikimedia Commons

Dicas e Recomendações

  • Recomenda-se suspender o consumo do chá, se perceber efeitos colaterais, embora não haja registro de tais efeitos.
  • É recomendado também que o chá não substitua a consulta médica.

Confira também proporções de água e planta para diferentes receitas para cada caso:

  • Para cálculos renais: 2 colheres (sopa) de quebra pedra seca para 1 litro de água.
  • Para Câncer: 40 gramas da planta seca para cada 1  litro de água.
  • Para diabetes: 75 gramas da planta seca para cada 1 litro de água.
  • Para distúrbios renais: 30 gramas da planta para cada 1 litro de água.
  • Para diurese: 35 gramas da planta seca para cada 1 litro de água.

A quebra pedra é muito comum em quintais ou terrenos baldios. É na realidade um remédio poderoso completamente de graça, basta saber identificá-lo, colher o quanto puder, lavar e por para secar. Tendo a planta seca guardada, garante que mesmo em épocas mais difíceis de encontrá-la, você tenha à mão essa poderosa planta para seus chás. Aproveite a receita, as dicas e tome o hábito de tomar para evitar o cálculo renal e biliar, para obter alívio nas dores dos casos já crônicos!

Keezhanelli Como fazer chá de Quebra pedraVia Wikimedia Commons

 Boa sorte!

Imagem destacada: Unhindered by Talent / Flickr

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !