Como fazer chantilly caseiro


5630963683_c98dc118b0

Em bolos ou doces caseiros, sempre é bom incrementar, colocar uma cobertura, um recheio que dê mais sabor á receita e também, que crie um aspecto mais bonito pois, como dizem, comemos primeiro com os olhos, então tudo o que nos atrai visualmente se torna mais “gostoso” mesmo que nem tenha sido experimentado ainda.

Para enfeitar e incrementar receitas á base de doces podemos utilizar vários incrementos, como brigadeiro, beijinho, cremes e o chantilly, um dos mais preferidos para criar verdadeiras obras de arte na cozinha. O chantilly, aquela pasta branca que costumamos ver em bolos e doces, é, além de saboroso, muito fácil de se preparar, levando poucos ingredientes e poucos minutos para sua confecção.

Com o chantilly, é possível fazer desenhos, escritos e enfeites em bolos de aniversário, casamento e outros tipos de comemoração. Basta ter os acessórios que são utilizados para desenhar com o chantilly e fazer imagens de acordo com sua criatividade.

Aprenda agora como fazer uma receita prática de chantilly caseiro e utilize-o em suas receitas e preparos culinários. Ficará uma delícia!

2760727073 51f27c4cbe Como fazer chantilly caseiro

Via Flickr

 

Chantilly Caseiro – Como Fazer:

Ingredientes necessários:

  • 250 gramas de creme de leite sem soro fresco;
  • 25 gramas de açucar cristal;

Como fazer: Em um recipiente misture o creme de leite e o açucar com o auxílio de um fue, um utensílio utilizado para bater massas. O objetivo central aqui é incorporar ar á mistura. Por isso a utilização do fue, que tem “fios” facilitadores á mistura de ingredientes.

O próximo passo é o mais importante: Encontrar o ponto certo do chantilly. Para isso, bata os ingredientes sempre na mesma direção, de forma constante e sem utilizar muita força. Se você quiser usar o chantilly em mousses ou massas creme não o engrosse muito. O ponto certo do chantilly para decorações é quando a massa fica consistente e firme, e você pode perceber isso observando que ela fica presa ao fue e não se solta sozinha. Este é o ponto que você deve atingir para utilizar o chantilly em seus enfeites artesanais culinários. Tome muito cuidado para não bater demais a massa, atingindo quase o ponto de manteiga, criando pelotas e deixando-o muito grossa. Esse não é o ponto desejado e, caso o alcance, você não poderá utilizar o chantilly em decorações que exigem delicadeza e suavidade na massa para sairem perfeitas.

2761566238 04afdd6f191 Como fazer chantilly caseiro

Via Flickr

 

Para decorar, coloque o chantilly em um acessório chamado “bico de confeiteiro” ou “bico pitanguinha” que dão formato á aplicação do creme. Fique sempre atento quanto á consistência do chantilly, que não deve nem ser tão mole e nem tão duro. Agora, com a receita pronta, basta ter paciência e criatividade para criar formas e desenhos de sua preferência.

Outra dica muito gostosa é degustar o chantilly juntamente com frutas, como o morango ou ainda, fazer uma salada de frutas á base de chantilly, colocando maça, banana, mamão, laranja e pessêgo, cortando-as em cubos pequenos e as colocando em uma taça coberta de chantilly. Além de deliciosa, você pode utilizar esta receita como opção de sobremesa em jantares especiais ou comemorações em sua casa.

Aproveite esta deliciosa receita de chantilly caseiro e faça sucesso com seus doces e invenções culinárias. Agora, ponha as mãos na massa e Boa Receita!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post