Como fazer chinelo bordado


chinelo

O bordado é muito utilizado tanto na moda quanto em objetos de decoração, um bordado quando bem executado poderá valorizar ainda mais uma peça, ou simplesmente enriquecer um objeto usado. Existem diversos tipos de bordados, sendo o ponto de cruz um dos mais conhecidos. Os materiais usados para bordar são os mais variados possíveis como linhas de crochê, paetês, linhas próprias para bordados, rendas etc. Segundo alguns pesquisadores existem provas de que o bordado já existia na pré-história. Naquela época eram usadas agulhas feitas com ossos de animais, e, ao invés de linhas, eram utilizadas tripas de animais ou algumas fibras colhidas na floresta.

bordado41 Como fazer chinelo bordado

Hoje em dia o bordado poderá ser feito a mão ou em máquinas, sendo que esses equipamentos só foram introduzidos no século XX. O bordado feito na máquina de costura Zig Zag só chegou ao mercado nos anos 50, foi nesse período que surgiu a necessidade dos bordadores procurarem especialização no assunto. Atualmente além das roupas é possível encontrar bordados também em acessórios simples do dia a dia, como por exemplo, o chinelo utilizado em casa. Fazer um lindo bordado no seu chinelo é fácil e simples.

Antes de continuar, clique aqui para entender a história e descobrir todos os segredos da arte.

bordado51 Como fazer chinelo bordado

Aprenda a fazer o seu chinelo com bordado de flor

Para fazer o seu próprio bordado você vai precisar de:

  • Linha de crochê ou outra semelhante;
  • Molde da flor;
  • Agulha grossa;
  • Lápis.

Passo a Passo:

  1. Separe duas cores de linhas da sua preferência, uma será usada para as pétalas e a outra para o miolo da flor.
  2. Escolha a posição no chinelo onde o bordado ficará e desenhe com o lápis o molde da sua flor. Busque referência de flores em revistas ou na internet, escolha um modelo que seja de fácil reprodução para que você tenha mais facilidade de desenhar no seu chinelo.
  3. Coloque a linha do miolo da agulha e faça um pequeno nó em uma das pontas.
  4. Faça pontos dentro da demarcação do miolo, ou seja, vá “costurando” o tecido até que todo o miolo esteja totalmente preenchido.
  5. Troque de linha e faça o mesmo com as pétalas, tente cobrir toda a sua marcação para que o desenho feito com o lápis não aparece, mas caso ele fique aparente, não se preocupe, com uma lavagem rápida é possível remover toda essa marca.
  6. Finalize com o enfeite que desejar.
chinelo2 Como fazer chinelo bordado

Dicas

  1. Procure linhas que façam contraste com a cor do seu chinelo, isso irá fazer com que o bordado seja ressaltado.
  2. Lave com cuidado o seu chinelo para que o bordado dure mais.
  3. Lave sempre a mão e não coloque na máquina.
  4. Evite linhas que soltem a cor para evitar que o seu chinelo seja manchado.
  5. Não utilize linhas muito finas nos chinelos, pois elas poderão se soltar com o uso, essas linhas são mais apropriadas para roupas ou peças mais delicadas.

O bordado é perfeito para quem deseja peças personalizadas e exclusivas. O importante é manter sempre essas peças conservadas e em locais apropriados. Faça o seu próprio chinelo personalizado e boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post