Como fazer chocolate


medium_267017020

As pessoas podem dizer o que quiserem do chocolate, mas isso não muda o fato de que o alimento é excelente para garantir sensações de prazer como nenhum outro alimento oferece.

Muitas pessoas relatam o efeito relaxante do chocolate, principalmente quando consumido antes de provas, na hora do estresse ou quando se está cansado com a pressão do dia a dia.

As empresas faturam muito dinheiro com receitas secretas de chocolates que muitas vezes são vendidos por preços altíssimos e impossibilitam que as pessoas possam comer um chocolate de qualidade com economia.

Se você sempre abriu aquela barra de chocolate e ficou imaginando se seria capaz de fazer o seu próprio chocolate em casa, hoje temos uma novidade especialmente para você. Aprenda aqui como fazer chocolate e sinta o sabor do cacau caseiro com gostinho de quero mais.

medium 2338903677 Como fazer chocolate

Via Flickr

Como fazer chocolate

Ingredientes

  • 1 kg de amêndoas de cacau;
  • 2 kg de açúcar;
  • 2 litros de leite.

Passo a passo

  1. Coloque as amêndoas de cacau em uma panela funda e grande;
  2. Ligue o fogo em temperatura branda e torre as amêndoas até que elas comecem a soltar as suas cascas;
  3. Retire as amêndoas da panela e despeje em um prato;
  4. Verifique se todas as cascas foram soltas e as que ainda estiverem presas nas amêndoas devem ser soltas com auxílio das mãos;
  5. Coloque as amêndoas no moedor manual e triture;
  6. Coloque as amêndoas moídas no copo de liquidificador e bata junto com o açúcar e o leite;
  7. Quando a mistura ficar bem incorporada coloque o creme em uma panela;
  8. Ligue o fogo em temperatura branda, e deixe a mistura cozinhar, mexendo sempre para que não crie pelotas;
  9. Agora se prepare, pois essa é a parte mais difícil, pois você terá que deixar o chocolate cozinhando durante uma média de uma hora e meia para que ele fique no ponto desejado;
  10. Enquanto aguarda esse tempo, não se esqueça de mexer sempre o chocolate;
  11. Para saber quando o chocolate estará no ponto ideal, coloque um pouco de chocolate no fundo de uma panela de alumínio, quando ele esfriar e endurecer, pressione uma faca sobre o chocolate e se essa não conseguir penetrar, o chocolate estará pronto;
  12. Unte uma forma quadrada e despeje o chocolate ainda quente;
  13. Quando estiver na metade do tempo de endurecimento, faça riscos com auxílio de uma régua e de uma faca para marcar as formas dos tabletes;
  14. O chocolate ficará duro, e então é hora de retirá-lo cuidadosamente, para cortá-lo seguindo a ordem dos tabletes.
medium 2189516138 Como fazer chocolate

Via Flickr

Dicas

  • Experimente também colocar o chocolate em forminhas de trufa ou de bombons, para fazer formatos especiais com o seu chocolate.
  • Mesmo se você achar que o seu chocolate já está bom, só retire do fogo após fazer o teste e comprovar que ele ficará duro depois de frio.

Bateu aquela vontade de comer chocolate? Então em vez de comprar o produto já pronto, faça uma reserva de amêndoas de cacau e prepare o seu próprio chocolate sempre que tiver vontade.

Aproveite que está lendo esse artigo e confira outras dicas de receitas incríveis para fazer sucesso na cozinha.

Boa sorte e bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !