Como Fazer Churrasco Passo a Passo


large-churrasco-braza_50

Seja em dias festivos, seja a refeição tradicional do domingo ou mesmo para uma pequena confraternização, o churrasco é o preferido pelos brasileiros. Quem é que não gosta de uma carne de churrasco bem preparada? Pois já diz o gaúcho da fronteira: “Churrasco e bom chimarrão, fandango, trago e mulher. É disso que o velho gosta é isso que o velho quer”

churrasco2 Como Fazer Churrasco Passo a Passo

Se você quer dicas para o preparo de um bom churrasco para impressionar os seus amigos, acompanhe agora aqui no Comofas!

Escolhendo a carne

1) Evite comprar carnes congeladas. Se isso não for possível, deixe-a descongelando em temperatura ambiente por, pelo menos, 12 horas.

2) É importante olhar para a gordura da carne: se ela estiver amarelo escuro, isso indica que a carne é de um animal velho, portanto, sinal de carne dura. Quanto à costela, os ossos chatos e grandes indicam animal velho.

picanha Como Fazer Churrasco Passo a Passo

3) Se você for fazer costela bovina, ela deve ter de 8 a 10 cm de largura. Dê preferência para as costelas centrais do boi.

Acendendo a Churrasqueira

1) Limpe a sua churrasqueira das cinzas do último churrasco ou então de possíveis sujeiras que foram se acumulando nela.

2) Coloque o carvão no canto da churrasqueira, pois assim a parede lateral da mesma também irá esquentar.

3) Se você for utilizar álcool para acender a churrasqueira, utilize o de 90º e nunca o de 46º, pois este possui muita água em sua composição o que dificulta para que o carvão acenda. Utilizando um copo, jogue álcool no centro do carvão dentro da churrasqueira. Com o auxílio de um fósforo ou mesmo de um papel em chamas, coloque fogo no carvão.

4) Só coloque a carne para assar quando o carvão estiver em brasas, caso contrário, um gás tóxico que é liberado no início da queima do carvão poderá ficar impregnado na sua carne e causar diversos sintomas desagradáveis.

brasa Como Fazer Churrasco Passo a Passo

5) Quando a brasa estiver bem intensa, espalhe o carvão, mas não por toda a churrasqueira.

6) O melhor fogo é aquele em que se forma uma camada de cinza por cima do braseiro, impedindo a formação de labaredas.

Preparando a carne

1) O corte da carne deve ser feito no sentido transversal ao comprimento das fibras do músculo. Aparas de carne podem ser úteis para fazer brochetes – conhecido como xixo no Rio Grande do Sul – com cebola e pimentão.

2) Deixe as carnes pegarem cor e calor antes de salgar: tire do fogo e espalhe – sem exagero – sal grosso ou médio por toda a carne. A carne salgada bem antes de ser colocada para assar fica dura e seca.

foto10 Como Fazer Churrasco Passo a Passo

3) Ao assar, deixe o lado mais magro da carne virado para o fogo, pois assim não haverá perda de gordura que dá a suculência à carne. Já para as costelas, estas devem ser assadas com os ossos virados para baixo.

4)A labareda jamais deve tocar na carne.

5) Não fique mexendo no fogo. Se for necessário, mexa somente na carne, mudando de posição, subindo e descendo, por exemplo.

6) Não jogue água sobre a brasa.

7) Se for necessário acrescentar mais carvão, pegue-os um a um com as mãos e coloque-os dentro da churrasqueira. Se você virar o saco de carvão diretamente na churrasqueira, isso levantara um pó que irá impregnar na carne.

8 ) Depois que a carne estiver no ponto para ser servida, dê uma batidinhas para retirar o excesso de sal grosso da carne.

capa19 Como Fazer Churrasco Passo a Passo

Opcionais

Atualmente, os churrascos contam com diversos outros “ingredientes” além da carne, tais como pão de alho, queijo coalho e abacaxi com canela. Eles também são deliciosos e fazem sucesso. Além da carne, você pode comprar linguíças diversas, panceta, asinha de frango, etc. Prepare também arroz branco e saladas bem diversas. É comum também que algumas pessoas coloquem a carne dentro do pão francês: é legal também deixar um pouco de pão para estes. Em lugares como o Centro-Oeste brasileiro e o Rio Grande do Sul, e comum servir mandioca (aipim) juntamente com o churrasco. E, claro, não se esqueça das bebidas!

pao com alho 4 Como Fazer Churrasco Passo a Passo

2 replies to this post