Como fazer cimento queimado


6097868697_ff8463d0e6

O método de se utilizar cimento queimado é umas das alternativas mais empregadas nos acabamentos das casas. O baixo custo é o principal fator de ser a opção entre muitos construtores.

O cimento queimado é barato e alternativo, visto que  são empregados somente areia e cimento, evitando custos desnecessários com pisos.

É uma alternativa simples e com grande durabilidade, ainda sendo permitido acrescentar cores: vermelho e verde. Contudo, o cimento queimado é muito utilizado em casas simples, sendo amplamente utilizado o vermelhão. Também este método é muito utilizado em refinadas casas.

2742146358 7a956f9cfd 225x300 Como fazer cimento queimado

Via Flickr

Como Fazer Cimento Queimado

Veja abaixo alguns passos para fazer cimento queimado em casa:

  1. Para o preparo da massa é necessário: uma mistura de cimento e areia e meia parte de água;
  2. Prepare a massa e vá acrescentado à água aos poucos, até obter uma massa firme;
  3. Em seguida, passe a massa sobre o contra piso e vá espalhando a massa com o auxílio da colher de pedreiro e a régua metálica;
  4. Polvilhe cimento sobre a massa, e em seguida despeje um pouco de água e vá alisando o cimento com o auxílio de uma desempenadeira de aço.  Se for necessário, utilize a colher de pedreiro para fazer pequenos ajustes;
  5. Se preferir fazer cimento queimado colorido, utilize o pigmento colorido (verde ou vermelho) e espalhe a tinta com a cor de sua preferência,  e utilize a desempenadeira de aço ou a colher de pedreiro;
  6. Espere de dois a três dias para a secagem definitiva do cimento queimado. Após o processo de secagem, passe uma lixa para remover as imperfeições deixadas pela colher. Proceda suavemente para não riscar o cimento queimado;
  7. Para dar brilho ao comento queimado, aplique resina acrílica ou cera incolor para o cimento queimado que não foi feito com pigmento colorido;
4831850521 3f63dbf5fa 199x300 Como fazer cimento queimado

Via Flickr

Dicas de Como Proceder Para Fazer Cimento Queimado

Para fazer cimento queimado em casa na hora que estiver construindo, atente para algumas dicas que faz a diferença na qualidade do piso:

  • Aplique a argamassa com uma espessura de 30 mm;
  • Se o contra piso estiver muito liso, sugere-se que o uso de chapiscar a fim de aumentar a aderência;
  • Após a aplicação da massa, nivele o piso ao máximo e para obter um bom resultado, utilize uma régua metálica;

Pedreiros Especializados

O profissional encarregado para esta função é fundamental para garantir a qualidade e a durabilidade do cimento queimado. Geralmente, todos os pedreiros dizem que possuem experiência com este tipo de piso e pelo menos já fizerem cimento queimado ao longo da profissão.

Na verdade, são poucos os profissionais que sabem utilizar este método eficazmente. O ideal, antes de você contratar um profissional para realizar esta tarefa é conferir a qualidade dos trabalhos feitos por ele.

Certifique se os trabalhos do pedreiro que você contratou deixaram trincas ou rachaduras em aplicações de cimento queimado de outras construções.

Conclusão

Avaliar o trabalho do profissional a ser contratado, faz a diferença futuramente, escolher um pedreiro que domine esta técnica é evitar transtornos e gastos desnecessários.

Pois as rachaduras e trincas que aparecem no piso é resultado da má qualidade do serviço, tornando o cimento queimado sem nenhum atrativo estético.

Palavras-chaves:(Como fazer cimento queimado, pedreiro, pigmento, vermelhão)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !