Como fazer Clutch (bolsa pequena)


5741705845_464d01fa0a

As clutchs são pequenas bolsas que lembram carteiras e se tornaram verdadeiros objetos de desejo entre as mulheres antenadas na moda. Muito praticas e estilosas, estas pequenas bolsas tem feito sucesso na composição de looks cheios de estilo, ficando bem tanto em ocasiões casuais quanto em eventos mais sofisticados. Por isso é sempre bom ter pelo menos uma clutch no armário.

Para quem quer aprender a fazer a sua própria clutch, poderá encontrar a seguir uma maneira muito pratica e fácil de criar o seu próprio acessório. O modelo que selecionamos é básico, por isso pode ser personalizado de acordo com o seu próprio estilo.

Confira a seguir e mãos à obra!

Clutch de camurça decorada com tachas

Materiais

  • 1 pedaço de camurça, medindo 20cm x 25cm;
  • Cola especial para couros;
  • 3 pacotinhos de tachas no formato pirâmide (ou outro modelo de sua escolha);
  • 1 molde para clutch (vide observação abaixo);
  • Giz para marcar o molde na camurça;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Ferro de passar.

847652012 9133bacdf5 Como fazer Clutch (bolsa pequena)kekka/Flickr

Sobre o molde: Caso não possua um molde específico, lembre-se que, como a clutch é uma bolsa carteira de formato retangular, por isso geralmente deve ser considerada a dobradura do couro em 3 partes quase iguais, sendo a parte da aba que fecha a bolsa um pouco menor do que os dois anteriores, assim como um envelope. Ao criar o seu próprio molde, lembre-se de deixar duas pequenas abas, em um dos lados, para colar e assim formar o corpo da clutch.

Como fazer

  1. Coloque o molde sobre o verso da camurça e marque-o com o auxilio do giz;
  2. Recorte a camurça seguindo as marcações feitas com o molde;
  3. Passe o ferro quente sobre a camurça para que fique bem lisa, tomando cuidado para não queimar a peça;
  4. Com o auxilio da régua e do giz, marque bem as abas laterais que deverão ser dobradas para formar o corpo da clutch, assim como as dobras que deverão ser feitas no corpo da bolsa;
  5. Dobre os locais marcados e passe o ferro de passar para formar vincos e assim afirmar bem as dobras;
  6. Dobre a clutch ao meio, deixando livre a parte que servirá como aba;
  7. Passe a cola nas pequenas abas laterais e cole, formando assim o corpo da bolsa, como se fosse um envelope;
  8. Pegue uma tacha e escolha o local onde deverá ser aplicada. Para completar toda a aba com tachas, comece pela ponta da mesma, marcando o local onde ser aplicada a primeira tacha;
  9. Faça pequenos furos na camurça, de forma que possa inserir os grampos fixadores das tachas;
  10. Aplique as tachas onde deseja e, logo em seguida, aperte bem os grampos com o auxilio das laminas da tesoura, de um alicate ou outro objeto;

Pronto! Sua clutch supermoderna com detalhes em tachas já pode ser usada para compor os looks mais elegantes e cheios de charme. E o melhor de tudo é que você pode dizer às amigas que pagou caríssimo por ela!

5742252994 2d6724a0d3 Como fazer Clutch (bolsa pequena)
TinyApartmentCrafts/Flickr

Dica

Caso deseje, esta mesma peça pode ser feita em tecido também. Mas para isto, recomendamos o uso de papelão ou cartão na parte de dentro da bolsa, para dar maior firmeza ao acessório.

Boa sorte!

(imagem destaque:TinyApartmentCrafts/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !