Como fazer cobertura de chocolate com creme de leite e leite condensado


800px-Whiskey_Chocolate_Cake

Um bolo ou qualquer outra sobremesa sem uma cobertura não tem a mesma graça, e é como se ficasse incompleta. A cobertura de chocolate é ideal para bolos em qualquer ocasião e dá um toque todo especial à sobremesa. É irresistível para qualquer pessoa, especialmente para as crianças, que comem primeiro com os olhos. Portanto, é essencial que sua cobertura seja preparada com todo carinho para que fique mais bonita e que torne o bolo ainda mais gostoso. Veja a seguir uma deliciosa receita de cobertura de chocolate, que você poderá colocar no bolo, torna, cupcake ou qualquer outra sobremesa.

chocolate 1934 640 Como fazer cobertura de chocolate com creme de leite e leite condensadoPixabay

Ingredientes

  • 4 Colheres de chocolate em pó;
  • 2 Latas de leite condensado;
  • 1 Colher de margarina;
  • 2 Latas de creme de leite.

Materiais

  • 1 panela média;
  • 1 Colher de pau.

Modo de preparo da cobertura

O processo de preparo é bem simples. Só é preciso fazer com o máximo de atenção, pois tudo que vai ao fogo merece atenção especial. Coloque todos os materiais perto de você para que seja mais rápido e para que nada queime, porque o tempo para fazer a cobertura é muito rápido e simples.

bongo vongo Como fazer cobertura de chocolate com creme de leite e leite condensadobongo vongo / Flickr

Passo a Passo

  1. Coloque a panela no  fogão, em fogo médio. Deixe alguns instantes para aquecer, em seguida coloque a margarina e espere ela derreter.
  2. Adicione o leite condensado e mistura bem com a margarina. Acrescente o chocolate em pó e mexa até levantar fervura.
  3. Depois de ferver, desligue o fogo, tampe a panela deixando uma pequena brecha e espere o brigadeiro esfriar um pouco.
  4. Tire o soro do creme de leite e despeje-o no brigadeiro e mexa para misturá-los.

Dicas

  • Não se esqueça de mexer o brigadeiro quando ele estiver no fogo, pois assim você evita que ele grude na panela e embole.
  • Se quiser deixar a cobertura mais cremosa e tiver batedeira, coloque o brigadeiro na batedeira e adicione o creme de leite aos poucos.
  • Caso não necessite de tanta cobertura (o da receita é ideal para cobertura de bolos), corte os ingredientes pela metade.
  • Depois de colocar a cobertura no bolo, enfeite-o com o que for de seu agrado. Algumas sugestões são: morangos, chantilly, cereja e granulado.
  • Antes de adicionar o creme de leite ao brigadeiro, verifique para saber se o brigadeiro está frio, quanto mais frio ele estiver, mais consistente estará.
  • Cubra o bolo com a cobertura quando o mesmo já estiver frio.
  • Poderá substituir o chocolate em pó por Nescau, mas se puder, fique sempre com a primeira opção. Quanto maior a qualidade do chocolate mais saborosa a cobertura será.
  • Após adicionar a cobertura coloque o bolo na geladeira para que a cobertura fique dura rápido e sirva o bolo gelado.

Chocolate cupcakes Como fazer cobertura de chocolate com creme de leite e leite condensadoWikimedia Commons

Com esta cobertura, você dará um toque todo especial para a sua sobremesa. Aproveite para fazer uma surpresa agradável para as crianças e até mesmo os adultos da família. Se quiser servir o bolo ainda quente, poderá servi-lo com uma ou duas bolas de sorvete. Mas não é só em bolos que poderá usar a cobertura, ela também fica ótima em outros tipos de sobremesa. Experimente!

Imagem destacada: Wikimedia Commons

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !