Como fazer colar de fuxico passo a passo


p1

Se você sabe fazer fuxico, já deve tê-lo aplicado em peças diversas, como almofadas, colchas, cortinas, móbiles, na customização de roupas, em tic tac para cabelos, entre outros. O fuxico é uma técnica muito utilizada para dar cara nova à peças da  moda ou da decoração e consiste em franzir as bordas de um círculo em tecido, formando uma espécie de flor.

f1 F550x450 Como fazer colar de fuxico passo a passo

Via Flickr

Para arrematar, o fuxico pode ficar apenas franzido, com arremate bem escondido no verso ou pode-se utilizar contas, pérolas sintéticas, botões no miolo do fuxico. Tire proveito e monte colares para diversificar os seus acessórios, para presentear e para vender!

Existem inúmeras possibilidades de montagem de colares. Você pode emendar um fuxico no outro, formando um “cordão” de fuxicos e fechando esse cordão, ou seja, prendendo o primeiro fuxico no último, terá um colar simples de fazer. Se preferir uma peça “artesanal-chic”, utilize os fuxicos na frente do colar e o restante em corrente, cordão encerado, fita de veludo (para peças de inverno), cordão de camurça para um estilo mais despojado, um colar de pérolas para um visual mais romântico. Misturando estilos em uma só peça você aumenta as possibilidade de criação de peças exclusivas e garante maior diversidade de modelos diferentes para agradar a sua clientela.

f3 F550x450 Como fazer colar de fuxico passo a passo

Via Flickr

Como fazer colar de fuxico passo a passo

Materiais:

  • Retalhos de tecidos variados;
  • Tesoura;
  • Agulha de costura;
  • Linhas de costura nas cores dos tecidos;
  • Pedaço de corrente (pode ser um colar velho, por exemplo). Se preferir, use cordão encerado ou fio de nylon para fazer o colar.;
  • Alicate para corte de correntes (próprio para confecção de acessórios, à venda em lojas especializadas). Se o pedaço de corrente já estiver no tamanho desejado, dispensa-se o alicate para esse trabalho;
  • Retalhos de feltro (opcional);
  • Bolas de pérolas sintéticas ou outro tipo de contas.

Como fazer os fuxicos:

  1. Faça pelo menos dez círculos de tecidos em tamanhos, cores e estampas diferentes. Se preferir, faça todos de uma só cor;
  2. Franza-os e arremate-os com uma pérola sintética no miolo, formando os fuxicos;

Como emendar os fuxicos:

Para emendar um fuxico no outro você tem várias opções de como fazer, sendo que as três mais utilizadas são:

  • Prenda uns nos outros com pontos a mão, formando um arranjo de fuxicos que pode ter um formato específico, assimétrico ou simétrico, da forma que preferir.
  • Algumas pessoas preferem recortar uma base de feltro e colar ou costurar os fuxicos à mão no feltro.
  • Alguns artesão procedem da seguinte forma: passam fio de nylon com auxílio de uma agulha por dentro dos fuxicos e das pérolas do miolo formando um cordão de fuxicos.

Teste as três formas e escolha a sua favorita. Se pretende fazer para vender é bom que tenha vários modelos, então teste, adapte, crie novas formas!

f4 F550x450 Como fazer colar de fuxico passo a passo

Via Flickr

Dicas:

  • Com o arranjo de fuxicos prontos, prenda uma ponta no primeiro elo da corrente e a outra ponta no último elo da corrente.
  • Se for um colar comprido, dispensa o fecho. Se preferir  fazer um  colar mais curto, precisará por um fecho do tipo “jacaré”, encontrado em lojas de artigos para confecção de bijuterias. Na dúvida de como pregá-lo, peça orientação na loja em que comprar o fecho ou pesquise por tutorial em vídeo.

Se o fuxico for bem feito e bem arrematado, se a composição das cores e estampas tiver harmonia e se os acabamentos e detalhes da peça forem bem feitos, não importa a forma, a técnica, se usou correntes ou não. Sempre terá clientes que apreciam artesanato!

Boa sorte!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post