Como fazer colar havaiano


havai

Um acessório muito antigo e bastante usado no carnaval é o colar havaiano. Basta sair nas ruas na data da folia e dar de cara com milhares deles no pescoço, enrolado na cabeça e até mesmo no braço. Como são tempos em que todo tipo de uso de acessórios é permitido, então fica a critério de cada um como usá-lo.

Imagine que você não teve tempo para sair do trabalho, então aproveitar a hora do almoço para dar um pulo nas lojas populares para comprar o seu colar será a sua solução. Agora pense que o sábado já é carnaval e simplesmente não tem mais nenhum comércio desse tipo aberto para contar história. O único caminho que resta é fazer um colar havaiano em casa. Essa dica vale também para quem quer colocá-lo de acordo com a própria criatividade. Veja então o passo-a-passo de como fazer esse apetrecho que atravessa gerações e faz sucesso até hoje.

havai21 Como fazer colar havaiano

Será preciso ter em mãos poucos materiais, tais como canudos coloridos, lápis, tesoura, lã e pedaços de pano antigos. Se preferir, qualquer outro plástico um pouco mais resistente também está valendo. Mãos à obra.

  1. Coloque os retalhos ou os plásticos em cima de uma superfície lisa.
  2. Pegue o lápis e desenhe flores nos pedacinhos de pano ou nos plásticos. O ideal é que sejam de diversas cores para ficar um acessório bem alegre como o carnaval.
  3. Após o desenho, é hora de cortar as tais flores.
  4. Pegue a florzinha e dobre ao meio e depois mais uma vez.
  5. Já dobrada, é hora de dar um pequeno corte no seu centro, por onde vão passar a lã e os canudinhos. Não esqueça de que o corte deve ser bem no centro.
  6. Pegue os canudos e corte todos eles em pedaços de 2 a 3 cm.
  7. Pegue a lã e corte do tamanho que deseja que seja o seu cordão.
  8. Monte o colar havaiano seguindo esta ordem: dê um nó, coloque o canudinho cortado, faça um nó novamente e coloque a flor. Não deixe de seguir essa sequência.
  9. Com tudo colocado, é hora de unir as pontas do colar com nós bem dados.
  10. Caso queira fazer uma tiara, basta que o tamanho do barbante seja menor ou do tamanho certo da cabeça.
havai1 Como fazer colar havaiano

Agora que você já sabe como fazer um colar havaiano, solte a imaginação e aproveite para fazer um que seja bem diferente do que é visto por aí. Vários tipos de tecidos podem ser usados ou de plástico, ficando a critério de cada pessoa. Tem gente que gosta de misturar pedacinhos jeans com retalhos de bolinhas e listrinhas, enquanto outras pessoas curtem fazer tudo de uma cor só. O gosto é de cada um.

O colar havaiano não é somente coisa de carnaval de brasileiro, ao contrário, como o próprio nome diz, ele é usado no Havaí há cerca de mil anos. O velho costume de dar colares de flores foi iniciado com o aparecimento de colonizadores que saíram da Polinésia e foram parar naquele paraíso. Assim, para conseguir uma aproximação de estrangeiros, os que moravam na ilha faziam as ofertas a eles e aos poucos foi tornando-se uma prática comum e muito típica. Mas há diversos colares elaborados com os mais variados materiais, como conchinhas, sementes e vegetais. Desde o ano de 1928, os moradores de lá fazem uma grande comemoração em todo dia 1° de maio, o Lei Day, mais conhecido como o Dia do Colar de Flores. Nessa data, todos trocam colares como forma de reviver a imagem da amizade.

7 replies to this post
    • P/quem não tem paciência de ler,lê só isso ==> O colar havaiano não é somente coisa de carnaval de brasileiro, ao contrário, como o próprio nome diz, ele é usado no Havaí há cerca de mil anos. O velho costume de dar colares de flores foi iniciado com o aparecimento de colonizadores que saíram da Polinésia e foram parar naquele paraíso. Assim, para conseguir uma aproximação de estrangeiros, os que moravam na ilha faziam as ofertas a eles e aos poucos foi tornando-se uma prática comum e muito típica. Mas há diversos colares elaborados com os mais variados materiais, como conchinhas, sementes e vegetais. Desde o ano de 1928, os moradores de lá fazem uma grande comemoração em todo dia 1° de maio, o Lei Day, mais conhecido como o Dia do Colar de Flores. Nessa data, todos trocam colares como forma de reviver a imagem da amizade.