Como fazer colcha de retalho


colcha

Uma colcha de retalhos é capaz de evocar memórias remetendo nossa mente à momentos vividos e presenciados por cada um daqueles pedaços de tecido que compõe a peça. Mais ainda, a roupa de cama trás consigo o esmero e carinho depositados por quem à produziu, sentimento esses que, dizem, é transmitido para cada proprietário que a tenha recebido de presente. Afinal, quem nunca sentiu, quando criança, o conforto e aconchego de uma colha de retalhos feita pela avó? Certamente todos já experimentaram tal sensação.

colcha de retalhos Como fazer colcha de retalho

Sentimentalismos à parte, produzir uma colcha de retalhos também é uma ótima forma de reaproveitar restos não utilizados de tecidos ou peças de roupa que por algum motivo tenham sido inutilizadas. Além disso, com certo toque de bom gosto e requinte, é possível produzir uma linda peça de decoração para o seu enxoval. Duvida? Continue lendo este guia Comofas sobre como fazer colcha de retalhos e tire esta dúvida.

Colcha de Retalhos Neneca Barbosa 395x250 Como fazer colcha de retalho

Você vai precisar de: Linha de crochê preta ou branca; agulha de costura; tesoura; tecidos velhos; tecido de algodão com dimensões que correspondam ao dobro das de sua cama, seja ela de casal ou de solteiro; algodão, espuma ou outro material de preenchimento do forro.

1 1 347x250 Como fazer colcha de retalho

Como fazer colcha de retalhos – Passo a passo

1)    Recorte, com a tesoura, os pedaços de tecido que deseja utilizar como os retalhos de sua colcha. Escolha e recorte no formato que desejar, mas já tendo em mente a disposição que estes terão na peça. Você pode fazê-lo seguindo um padrão, dando alguma forma ou mesmo pensando em organizá-los de maneira aleatória, sendo que para esta última opção o trabalho será facilitado se fizer os recortes com formatos quadrangulares (mas não precisam ser quadrados exatos).

2)    Lembre-se de recortar os retalhos tendo em mente a parte que será destinada à linha de costura.

3)    Una os retalhos costurando-os com agulha e linha. Acaso deseje uma apresentação final mais rústica da peça, faça a costura por cima do tecido, caso contrário, passe a linha de costura unindo as peças por baixo, de modo que ela fique escondida embaixo do forro.

4)    Costure os retalhos já determinando a forma e o desenho que deseja dar à sua colcha. Lembre-se de que deverá haver retalhos o suficiente para cobrir todo o tecido de algodão destinado a ser forro.

5)    Terminado os retalhos você irá perceber que a parte de cima (estética) da peça estará praticamente pronta, agora a una ao tecido de algodão cortando os excessos que encontrar.

6)    Caso viva em uma região fria e queira utilizar a colcha como um com agasalho, coloque o material de preenchimento escolhido entre o forro e os retalhos. Lembre-se de prendê-lo às extremidades e ao meio para que não solte durante a lavagem e se acumule em apenas uma região da peça.

7)    Termine a confecção costurando o forro aos retalhos.

8 )    Sua colcha de retalhos estará pronta, bom trabalho!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

9 replies to this post
  1. ADOREI O SEU TRABALHO E A SUA CRIATIVIDADE , TENHO MUITA VONTADE DE TRABALHAR COM ARTESANATO MAS TENHO MEDO DE NÃO CONSEGUIR ,
    E NÃO DA CERTO POIS ONDE MORO E UMA CIDADE PEQUENA E NÃO E TODO MUNDO QUE CURTE ESTE TRABALHO.
    TE DESEJO MUITO SUCESSO.

    PORTEIRINHA 15/05/2013