Como fazer consulta ipva mg


6047858142_a4ae765045

Todo começo de ano é aquela velha história: imposto do carro para pagar. Todos têm essa dor de cabeça e não há meio de escapar – tem que pagar!

Há pessoas que se esquecem do IPVA e acabam deixando o imposto vencer, aí a situação fica complicada. Há também aqueles que têm dúvida sobre os finais da placa e as datas do vencimento.

Ao comprar um veiculo, muitas pessoas ficam querendo encontrar um meio de saber se o IPVA já está pago, e muitos ainda não sabem como fazer a consulta do imposto.

Veja a seguir como fazer consulta IPVA MG.

IPVA – o que é?

Antes de aprendermos a fazer uma consulta, primeiramente vamos dar uma repassada para sabermos do que se trata este imposto.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente em todos estados do Brasil. O valor deste imposto é proporcional ao valor do veiculo, ou seja, quanto mais caro for um carro, mais salgado será IPVA.

Como pagar?

Para pagar o imposto basta você se dirigir até uma agência bancária credenciada ou uma lotérica. Há também a opção de emitir a guia de arrecadação pela internet, diretamente do site do Denatran do estado onde o veículo está licenciado.

8492658024 a55629c9d1 Como fazer consulta ipva mgFlickr/dlamil/

Como fazer a consulta

Se o seu veiculo está licenciado em Minas Gerais, ou você deseja fazer uma consulta sobre um veiculo com placa deste estado, então primeiramente é preciso entrar neste link do site da SEFA  (Secretaria Fazendária de Minas Gerais).

Passo a passo 

  1. A página aberta terá o nome “Consulta IPVA”. Você verá dois campos: Renavam e Exercício.
  2. Atenção: o número do Renavam pode ser encontrado no documento de licenciamento do veiculo.
  3. Coloque o numero do Renavam do veiculo que se pretende consultar; e o ano atual.
  4. Cuidado: antes de clicar no botão “Consultar”, você deve preencher o campo de segurança, colocando as letras e os algarismos da imagem.

Resultado

Após você clicar em “Consulta”, irá abrir uma janela informando os seguintes dados:

O nome do proprietário do veiculo; o número da placa; número do chassi; ano de fabricação; marca/modelo; cor e município.

O resultado também trará dados do imposto:

Valores do imposto com ou sem descontos; data de vencimentos das três parcelas, bem como o vencimento da cota única quando for o caso.

Caso você queira pagar as parcelas atrasadas, basta clicar no botão “Emitir guia” que fica no fim da página.

Audi A6 3.0 TDI Quattro Como fazer consulta ipva mgcommons.wikimedia/NRMAmotoring

Importante

Lembre-se que o registro de licenciamento só será liberado para pagamento mediante a quitação do IPVA e do Seguro Obrigatório, por isso a importância de pagar o imposto antes do vencimento, uma vez que é obrigatório andar com o registro de licenciamento do veículo. Caso o documento esteja atrasado, você poderá ter problemas em uma blitz.

Dicas

Se você quiser obter mais dados sobre o veiculo e saber se ele tem autuação ou multas, ou mesmo saber como se encontra a situação dele, entre no site do Denatran MG

Se você deseja fazer consultas sobre outros impostos que recaem sobre o veiculo, como taxa de licenciamento ou seguro obrigatório, entre neste link do site da SEFA

Agora que você já sabe como consultar o IPVA, não há mais desculpas para deixar o prazo vencer!

(imagem destaque: Flickr/joaopaulo)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !