Como fazer cortinas – passo a passo


4106206127_ea4b098405_b-F550x450

As cortinas modernas seguem a linha minimalista, ao contrário das antigas que tinham várias camadas (blecaute, forro, cortina, xale e bandô), as de hoje são mais clean! Os modelos que estampam as revistas de decoração são fluidas ou em alguns casos aparecem em tecidos mais encorpados, mas com pouco franzido, uma só camada, ou no máximo duas, para quem não abre mão do blecaute.

2060404754 60280abd3d o 1 F550x450 Como fazer cortinas   passo a passo

Via creativecommons

Outra característica das novas e modernas cortinas é a forma como são sustentadas. Antes era em rodízios de alumínio, que ficavam escondidos. E hoje são os varões que sustentam a cortina e ajudam a decorar o ambiente. Os varões podem ser em metais cromados ou pintados de branco ou preto, e há modelos mais rústicos, feitos de madeira.

7844342998 a840c750de z F550x450 Como fazer cortinas   passo a passo

Via creativecommons

Essa mudança de estilos favoreceu quem tem uma máquina de costura doméstica zig zag em casa, e possui conhecimentos básicos de costura. Dá para trocar todas as cortinas economizando um bom dinheiro, já que a mão de obra costuma ser mais cara que os materiais utilizados.

Como como fazer cortinas

  • A missão começa escolhendo o tecido que utilizará e que mais combina com o ambiente.
  • Os tecidos próprios para cortina possuem 3 metros de largura e são: voil, cetim específico para essa finalidade, renda, linhões, entre outros.
  • Como eles têm 3 metros de largura, para uma cortina para a janela (e não para a parede toda), você precisará comprar apenas uma altura da cortina mais 20 centímetros para as barras superior e inferior.
  • Para saber a altura, meça do varão até o comprimento que deseja que sua cortina tenha, some os 20 cm para acabamentos e o resultado será a metragem a ser comprada.
  • 1,80 de tecido para cortina com 3 metros de largura
  • 1 metro de linha de costura na cor do tecido
  • Agulhas de cabeça (alfinetes)
  • E o varão com suporte simples se ainda não tiver

Como fazer Passo a Passo :

  1. Coloque o varão acima da janela cerca de 20 cm. O varão deve passar pelo menos 10 cm de cada lado da janela, devendo ter 1,80 m.
  2. Corte o tecido ao meio na vertical, de forma que você tenha 2 pedaços de 1,50 X 1,80 m.
  3. Faça barras de 2 cm nas laterais dos dois pedaços.
  4. Faça barras de 8 cm na parte inferior dos dois pedaços.
  5. Faça barras de 8 cm na parte superior dos dois pedaços, mas sem fechar as laterais da barra, pois será passado o varão por dentro da barra superior e sua cortina simples estará pronta!
  6. Para quem tem pouca habilidade esse modelo é uma boa forma de ter o primeiro contato com essa arte.
  7. No próximo modelo ouse um pouco mais, faça um babado ou prenda argolas na barra superior para passar no varão ou outro detalhe que agrade.
  8. Além das argolas de plástico ou metal, que podem ser comprados em lojas de aviamentos, a cortina pode ter argolas feitas do próprio tecido. Para isso peque 10 cm de tecido com 3 metros de largura e feche na horizontal passando à máquina.

Vire para o lado direito, corte em pedaços de 20 cm, passe a ferro para a costura assentar e pregue quando for fazer a barra superior.
As variações são muitas, comece por um modelo simples como esse e vá escolhendo modelos mais complexos. Economize na decoração da sua casa ou faça para vender. Cortina é sempre um produto de venda fácil.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !