Como fazer cortinas


cortina3

Mas que objetos de decoração ou de proteção contra a luminosidade excessiva do sol, as cortinas emprestam beleza e personalidade às salas que habitam. O problema é que a cortina ideal para sua casa pode, e muitas vezes é, bastante cara. Mas saiba que com um pouco de talento para artesanato, os materiais certos e o Comofas, é possível criar sua própria cortina.

cortina3 285x175 Como fazer cortinas

Fazer suas próprias cortinas tem a vantagem de ter como ponto de partida o seu próprio quarto, ao invés do estoque de uma loja. Para fazê-las, tudo o que precisa é de um bom tecido, linha, agulha, máquina de costura, uma haste de madeira e este guia Comofas com dicas valiosas sobre como montar e instalar cortinas para sala, quarto, banheiro ou qualquer outro lugar que te apetecer:

Instruções

1) Meça horizontalmente e verticalmente o local que receberá a cortina. Multiplique a medida horizontal por 2 e adicione de 8 a 10 centímetros para a medida vertical. Isso ajudará a comprar a quantidade correta de tecido.

2) Tendo em mãos as medidas, procure em uma loja de tecidos aquele que melhor combina com o ambiente que irá recebê-lo. É importante comprar uma quantidade um pouco maior do que a prevista para o uso.

tecido 285x175 Como fazer cortinas

3) Lave o tecido antes de cortar, isso evitará que uma ocasional contração do material interfira na confecção da cortina.

4) Corte o pano de acordo com as medidas tomadas inicialmente. Certifiques-se de que o corte seja regular para não prejudicar a estética.

marque posicao hastes suporte 285x175 Como fazer cortinas

5) Dobre e costure cerca de 2 centímetros as bainhas inferiores e superiores, para prevenir o desgaste das pontas.

costure velcro 285x175 Como fazer cortinas

6) Dobre e costure a parte superior do tecido de modo a formar um bolso com tamanho suficiente para receber a haste de madeira que irá sustentar a cortina.

7) Coloque a haste da cortina no bolso confeccionado e pendure-a no local desejado.

New product Window Curtain rod Rome pole 285x175 Como fazer cortinas

Como colocar ilhós na cortina

Ilhós são os aros de metal por onde são passados a haste que irá sustentar a sua cortina. São basicamente o princípio das cortinas com argolas. Aprenda agora como instalá-los. Você vai precisar de: os pares de ilhós propriamente ditos, quantos forem necessários para a extensão de sua cortina; da cortina que irá recebê-los.

Passo a Passo

1- Dobre a extremidade superior da sua cortina de modo à criar uma faixa onde o ilhó será instalado. Mantenha a dobradura costurando o limite da faixa.

2- Usando o próprio ilhó como molde, faça um circulo no tecido e corte, de modo a encaixar o ilhó “macho” nesse buraco. Em seguida encaixe a parte fêmea até ouvir um clique. Passe um zig zag de costura em torno de cara circulo de modo à evitar que o tecido desfie nesse local durante a lavagem.

3- Lembre-se de que a distância entre um ilhó e outro deve ser de aproximadamente 15 centímetros.

Para uma melhor visualização assista ao vídeo que detalha todo o processo:

Cortina de miçangas

As cortinas de miçangas são o modelo preferido para quem quer conferir à sua sala um ar zen, descolado ou new age. Aprenda abaixo como fazê-lo:

cortina de miçanga Como fazer cortinas

Dicas de modelos de cortinas: Agora que já aprendeu os passos básicos para fazer esta fundamental peça de decoração, trazemos à você alguns modelos de cortina para atiçar sua imaginação.

cortnatureza g Como fazer cortinas

12 Como fazer cortinas

cortina para box Como fazer cortinas

14 replies to this post
  1. Olá,
    Em pesquisa pela internet, deparei-me com seu maravilhoso site, que por sinal achei bastante cultural.
    Por favor, me informem, CASO SEJA POSSIVEL, como calculo a metragem de uma cortina cuja parede mede 4,60 (4 METROS e 60 CENTIMETROS) de largura. MORO EM SALVADOR-BAHIA.
    Desde já agradeco pela atencao.