Como fazer costura vagonite passo a passo


2824468043_b0e4810e57

Vagonite é uma técnica milenar de bordado de origem suíça e muito sofisticada.  Antigamente era utilizada para fazer detalhes nas vestes e trajes típicos ou em acessórios como suspensórios masculinos.
Ao longo do tempo a técnica espalhou-se pelo mundo e passou a ser utilizada também na confecção de enxoval de casa e de bebê.
Os pontos, que lembram o ponto reto formam desenhos abstratos geométricos ou desenhos simples de coração, flores, bichinhos e outros.

A linha utilizada para a produção desse bordado é própria e lembra um fio grosso de crochê. Os novelos ou meadas são pequenos e de preço acessível, possibilitando que o artesão possa adquirir para o mesmo trabalho vários tons em degrade ou em contraste para criar os efeitos.

3095422101 4eeccee067 Como fazer costura vagonite passo a passo

Via Flickr

O tecido também é próprio e tem o mesmo nome do bordado. Na hora de comprar é só pedir por “tecido de vagonite”. Quando o artesão tem prática na técnica consegue fazer em étamine de ponto cruz ou cânhamo. Recomenda-se aos iniciantes a utilização de tecido próprio, pois ele facilita o trabalho.
A agulha utilizada é semelhante uma agulha de mão. A mesma que se faz o bordado ponto cruz, só que com o orifício maior, já que o fio de vagonite é mais espesso.

O material necessário para aprender consiste em

  • 1 pedaço de tecido para vagonite (10 cm basta)
  • 1 gráfico simples próprio para iniciantes
  • 3 tons (ou mais) de linha própria para vagonite
  • Agulha
  • Tesoura

Como fazer

  1. Para o iniciante o mais importante é o direito do trabalho. O avesso perfeito e sem nós ou embaraços é recomendado deixar para uma segunda fase.
  2. Primeiro copie o gráfico e entenda o sentido das tramas, dos pontos e depois esforce-se para bordar o direito, cuidando para que o avesso fique melhor que o anterior.
  3. Perceba que o tecido próprio para vagonite possui “mini quadrados” desfiados, que é por onde a agulha/linha passará.
  4. A carreira começa em uma ponta da faixa de tecido e até atravessar toda a largura da mesma passará ora na carreira de cima, ora na carreira de baixo, sempre de forma harmônica e organizada.
  5. Cada carreira é feita de uma cor, que pode ser da mais escura para a mais clara ou vice versa.
  6. Para quem pretende aprender para vender, pode montar kits de banho, caminhos de mesa, kits de enxoval de bebê ou de copa, ou simplesmente vender as faixas bordadas para que as consumidoras montem suas peças conforme desejar.
  7. É normal o iniciante apresentar insegurança quanto ao arremate, que no caso do vagonite, basta deixar a ponta escondida no primeiro quadradinho desfiado. Se preferir esconda a ponta no avesso e depois passe a agulha para o direito para iniciar o bordado.
6835642132 eb0470a94a Como fazer costura vagonite passo a passo

Via Flickr


Dicas para o bordado durar mais tempo

Lave a peça com o bordado à mão. Não esfregue com escova e nem use alvejante. Se for preciso esfregar para tirar alguma mancha, faça isso com as pontas dos dedos e sempre no sentido do comprimento do bordado.
Assim que terminar o bordado, passe com ferro quente o avesso do bordado para os pontos se assentarem. E assim, toda vez que a peça for lavada, nunca passe pelo direito, somente pelo avesso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !