Como fazer couve-flor à milanesa


Muffet

Pertencendo à espécie “Brassica Oleracea” – família dos repolhos, brócolis e romanescas – a couve-flor é uma hortaliça que pode ser utilizada em dezenas de pratos. Apesar de ser usualmente consumida em saladas, a couve-flor pode receber diversos modos de preparo como, por exemplo, à milanesa. Este prato, por sinal, é delicioso e pode compôr tanto o cardápio do dia a dia, quanto de ocasiões especiais. Fácil de fazer, a couve-flor à milanesa pode ser servida em porções individuais – sozinha, ou ainda com acompanhamentos simples tais como arroz branco, arroz com brócolis ou ainda creme de milho. Aprenda a fazer este delicioso prato e garanta o sucesso do seu almoço ou jantar!

WordRidden Como fazer couve flor à milanesaWordRidden / Flickr

Ingredientes

Para fazer esta receita de couve-flor à milanesa serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 1 “buquê” de couve-flor fresca;
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 2 ovos inteiros;
  • 1/2 xícara (chá) de leite;
  • Queijo parmesão ralado;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo

1. Lave a couve-flor com água corrente.

2. Separe a couve-flor em gomos.

3. Em uma panela, acrescente água temperada com o sal. Leve ao fogo e deixe ferver até que a couve-flor esteja “al dente”. Você pode ir conferindo o ponto de cozimento com o auxílio de um garfo, espetando de vez em quando.

Cauliflower in egg Como fazer couve flor à milanesaWikimedia Commons

4. Quando atingir o ponto de cozimento, retire os gomos da água fervente, escorra-os e reserve.

5. Em um recipiente, misture a farinha de trigo, os ovos, o leite, a pimenta do reino e o queijo parmesão ralado. Esta massa será utilizada para empanar os gomos da couve-flor. Reserve.

6. Em uma panela própria para fritura, acrescente o óleo e leve ao fogo baixo.

7. Enquanto o óleo esquenta, empane os gomos de couve-flor: passe cada um dos pedaços, um de cada vez, na mistura de farinha de trigo. Reserve em um recipiente.

8. Com o óleo um pouco já quente, coloque os gomos de couve-flor empanados na panela, um a um. Deixe-os fritar até atingirem um tom dourado. Se preferir, pode deixa-los um pouco mais crocante e moreno: para isso, basta fritá-los por mais tempo.

9. Depois de fritos, coloque os gomos de couve-flor em um prato com papel absorvente, de modo que o óleo em excesso escorra, deixando a fritura menos pesada. Sirva ainda quente.

Dicas

  • É possível modificar os temperos utilizados na massa de farinha de trigo. Quem não gostar de queijo parmesão pode utilizar outro tipo de queijo ralado, como o provolone, por exemplo. Além disso, o tempero pode ser complementado com cebola picada ou ralada, salsinha, cebolinha ou tempero pronto.
  • Outra maneira de fazer a couve-flor à milanesa é prepara-la inteira, sem cortá-la em gomos. Para isso, lave-a e empane-a, por inteiro, na mistura de farinha de trigo temperada. Apenas tome cuidado quando for frita-la, para que não se desmanche.

800px Cauliflower in crumbs Como fazer couve flor à milanesaWikimedia Commons

A couve-flor à milanesa é uma excelente opção para introduzir as hortaliças ao cardápio das crianças ou de pessoas que não gostem tanto de verduras. Muito mais saborosa do que “in natura”, a couve-flor à milanesa possui as mesmas proteínas e componentes presentes na couve-flor crua. Aproveite esta receita deliciosa e componha ricos cardápios. Boa sorte!

Imagem destacada: Muffet / Flickr

8 replies to this post