Como fazer craquele em madeira passo a passo


2613998826_beba2a25a4

De origem francesa, a técnica craquelê produz um efeito de “rachadura”, que remete ao luxo antigo e pode ser aplicado em vidro ou madeira.

Há duas possibilidades de criar esse efeito, uma é utilizando tinta específica que enquanto seca, racha sozinha ou então no caso de ter habilidade com pincel pode criar as rachaduras com precisão.

Pratos, bandejas, caixas de chá ou outras peças em MDF, móveis como cômodas e mesas de centro ficam mais requintadas com a aplicação dessa técnica e possui valor no mercado de artesanato, de forma que, quem procura por uma atividade prazerosa e rentável, pode se realizar com essa técnica.

4978848018 38ced9bdb0 Como fazer craquele em madeira passo a passo

Via Flickr

A mesma técnica possui diversas formas de executá-la, para quem não tem nenhuma experiência com essa arte, recomenda-se seguir um passo a passo simples em peça pequena.
Conforme adquirir habilidade teste outras formas, adapte etapas ao seu gosto e arrisque-se em peças maiores.

Você irá precisar de:

  • 1 verniz próprio para Craquelê
  • Pote para manusear o verniz
  • Pincéis com cerdas macias ou de seda em largura proporcional ao tamanho da peça a ser trabalhada
  • Solvente
  • Recipiente para o manuseio da tinta
  • 1 pano limpo em malha de algodão
  • Goma-laca
  • Purpurina (opcional)
  • Verniz spray
  • Peça para receber a textura craquelê

Como fazer:

  1. A goma-laca requer preparo e no rótulo do próprio produto tem as devidas recomendações, leia e siga-as.
  2. Limpe a peça a ser trabalhada para que a sua superfície esteja sem marcas de dedo, gordura ou outras possíveis.
  3. Para isso use escova de cerdas macias, pano em algodão ou papel toalha macio.
  4. Se a aplicação for em peça de vidro é melhor lavar antes com detergente neutro e se for em madeixa será preciso lixar e limpar a peça antes de qualquer outro procedimento, a fim de acabar ou minimizar imperfeições.
  5. Molhe o pincel com verniz e aplique uma camada fina e homogênea na peça. Aguarde a completa secagem da demão.
  6. Lixe com lixa fina, limpe e aplique 2 demãos de tinta acrílica branca com intervalo de aproximadamente 1 hora para a secagem. O tempo varia de acordo com a espessura da demão, da temperatura, tamanho da peça, entre outros fatores.
  7. Aplique o verniz craquelê com pincel limpo e seco e aguarde. Você perceberá que as rachaduras surgirão com a completa secagem.
  8. Molhe as cerdas de outro pincel limpo em pátina cera branca.

Dica para aprender bem: cursos presenciais em lojas de materiais para artesanato, assistir vídeo aulas ou escolher um passo a passo para o primeiro trabalho. E persista, aperfeiçoe sempre.

5774338460 c0a9119735 Como fazer craquele em madeira passo a passo

Via Flickr

Dica para ganhar dinheiro com craquelê:

  1. Faça peças para demonstrar.
  2. Exponha peças em vitrine de lojas ou promova exposição em locais de grande circulação de pessoas, como por exemplo, bancos, casas de cultura, entre outros locais.
  3. Tire fotos e monte um book impresso e virtual, poste em blogs e redes sociais. Não se esqueça de fornecer nas imagens seu contato para encomendas.
  4. Sempre que for presentear amigos, colegas ou parentes, dê uma peça com a sua arte. Cole no fundo ou em parte interna da peça, um mini cartão com seu nome, site, email, telefones para encomendas.
  5. Com esse passo a passo e essas dicas, você ganha dinheiro produzindo peças em craquelê, que tem sido para muitos artesãos, uma poderosa terapia anti stress.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post