Como fazer creme de leite caseiro


leitecapa

O creme de leite é um dos ingredientes mais requisitados na preparação de vários pratos deliciosos. Sempre presente na composição de bolos, massas e sobremesas como pudins, cremes e mousses, o creme de leite fresco costuma ser muito raro e pouco acessível financeiramente, entretanto ainda é indispensável em nossas melhores receitas. Entre os pratos servidos salgados e doces, o creme de leite é unanimidade e poder prepará-lo em casa, além de mais confortável, é mais econômico. Mas como fazer um bom creme de leite fresco e caseiro? De modo fácil, rápido, econômico, com rendimento médio de até três xícaras médias e uso saudável em até três dias, veja o passo a passo de preparação da receita de creme de leite.

leite3 Como fazer creme de leite caseiro

Via Flickr

Ingredientes:

  • 500 litros de água;
  • 6 colheres (sopa) de leite em pó ou meio litro de leite do tipo B;
  • 2 gemas;
  • 100 gramas de manteiga sem sal;
  • 125 gramas de gordura vegetal hidrogenada.

Passo a passo:

  1. Separe uma panela e coloque nela a água, as gemas e o leite em pó. Misture com cuidado e em seguida leve ao fogo médio, ainda mexendo até formar uma mescla homogênea e atingir a fervura;
  2. Depois disso, coloque essa mistura no liquidificador juntamente com a manteiga e a gordura vegetal, já derretidas por completo. Bata por cerca de dois ou três minutos em velocidade máxima;
  3. Por fim, despeje a mistura em uma vasilha, que não seja de alumínio ou de inox, feche-a adequadamente, e coloque na geladeira por um dia.
    leite2 Como fazer creme de leite caseiro

    Via Flickr

Dicas:

  • Para lacrá-la adequadamente, use plástico filme ou uma tampa que a feche hermeticamente, garantido que não haja, em nenhuma circunstância, troca de calor diretamente com ambiente, o que comprometeria a qualidade da receita. Depois desse prazo, o creme de leite já estará gelado o suficiente para ter atingido uma consistência agradável e boa para o consumo. Atenção: Não deixe de consumi-lo em até três dias, após aberto;
  • Ao usar em massas, adicione sal e não deixe ferver. Já em sobremesas doces, acrescente adoçante e essência de baunilha.
    leite1 Como fazer creme de leite caseiro

    Via Flickr

Apesar de a receita do creme de leite caseiro ser deliciosa, é importante saber que ela possui um alto valor calórico, sendo assim, deve ser consumida em poucas quantidades. Para essa receita, caso queira, você poderá substituir os ingredientes mais calóricos por outros mais saudáveis e que estejam ao seu alcance. Desse modo, em vez de usar o leite como componente, use ricota fresca, no lugar do leite em pó tradicional, opte pelo desnatado, descarte a manteiga ou prefira uma de baixa quantidade de gordura. O creme de leite resultante continuará sendo uma ótima pedida para seus deliciosos pratos.

Bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !