Como Fazer Cupcakes – Receita Cupcake


shutterstock_102952706-F550x450-F550x450

Os cupcakes são tradicionais bolinhos de origem inglesa que encantam as pessoas pela sua praticidade e beleza. Sim, eles são realmente fofos por proporcionar a variedade de estilos, cores, sabores, confeitos e estilos de forminhas. Geralmente são encontrados em lojas especializadas, em padarias e é possível fazer em casa! Se essa é sua intenção, você está no lugar certo, porque vamos dar dicas preciosas para que nada dê errado, desde como acertar a mão na massa e fazer uma cobertura linda para seus bolinhos.

Saiba que festas de aniversários, casamentos, formaturas e até eventos natalinos são comemorações nas quais os cupcakes caíram no gosto popular, inclusive no Brasil. Há quem encomende centenas de cupcakes para dar de lembrança de casamento, há quem prefira servir durante a cerimônia. Em aniversários, são geralmente os cupcakes que fazem a alegria e decoração da mesa de doces, além da possibilidade de adaptá-los ao tema escolhido, seja para qual evento for.

Quer aprender mais esta receita deliciosa? Pois então o Comofas vai te dar a dica para um delicioso bolinho de baunilha! Isso mesmo, você vai aprender a fazer cupcakes passo a passo!

Receita de cupcake simples

Ingredientes:

  • 125 gramas de farinha de trigo;
  • 125 gramas de açúcar (utilize, de preferência açúcar refinado ou de confeiteiro);
  • 125 gramas de manteiga (sem sal);
  • 2 ovos; 1/2 colher (chá) de essência de baunilha;
  • 2 colheres (sopa) de leite; 1 colher (chá) de fermento químico.

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes, com exceção do leite, em uma  batedeira. Bata bem.

  2. Acrescente o leite e misture com uma colher ou com um fouet.

  3. Em forminhas próprias para cupcake, coloque apenas uma colher de sopa de massa em cada uma. Você pode utilzar forminhas de silicone ou comprar forminhas de papel próprias e colocá-las dentro de formas de alumínio.

  4. Leve os cupcakes para assarem em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos.

  5. Ao retirar do forno, espere que os cupcakes esfriem.

  6. Se quiser, você poderá recheá-los com o que quiser: chocolate, nutella, geleias de frutas, cremes, brigadeiro, beijinho… enfim, recheie com aquilo que você quiser!

  7. Você também poderá fazer coberturas diversas: pode ser com chantilly, com ganache ou mesmo com frosting, aquela famosa cobertura de bolos que parece um chantilly com sabor.

Obs: Você pode procurar também por outras receitas de cupcakes de outros sabores, como cupcake de chocolate, por exemplo.

shutterstock 105469898 F550x450 Como Fazer Cupcakes   Receita Cupcake

Truques e dicas para rechear o cupcake:

  1. O cupcake deve ter esfriado completamente para que não corra o risco de o recheio se desfazer dentro do bolinho.
    Insira uma faca de serra com ponta em um ângulo de 50˚ graus, (em diagonal).

  2. Tome muito cuidado para não ir até o final do cupcake, e tente inserir até um pouco além da metade.

  3. Delicadamente, segure o cupcake com uma mão e gire, e serre o pequeno cone que irá se formar.

  4. Assim que completar a volta, levante a faca e o cone deverá facilmente se soltar na sua mão.

  5. Se ele ficar preso, basta passar a faca novamente.

  6. O recheio vai de acordo com sua preferência. Dependendo da consistência do recheio, é preciso tomar cuidado até onde você ira preencher. O correto é 3/4 do buraco, mantendo espaço para encaixar a tampa (caso você queira recolocá-la). Há quem prefira já rechear e já colocar a cobertura por cima, sem fechar. O resultado final é o mesmo.

  7. Desta forma, se você for fechar o buraco do recheio, corte um pouco do cone e reencaixe no lugar.

shutterstock 102036628 F550x450 Como Fazer Cupcakes   Receita Cupcake

Dicas e truques:

  1. Para fazer fazer cupcakes decorados, é bem legal variar bastante nos ingredientes. M&M\’s , granulado, balas delícia, balas de goma vão te ajudar a fazer lindos cupcakes e a decorá-las. Se você quiser, pode usar a pasta americana, que é um creme feito com açúcar, gelatina incolor, glicose e glicerina. A pasta americana faz sucesso por facilitar para fazer cupcakes super coloridos.

  2. Para fazer cupcakes recheados, opte por recheios variados e combinações. Mel, doce de leite, brigadeiro ficam sempre entre os mais populares.

  3. Remova os cupcakes da forma com facilidade: para isso, você deve usar forminhas de papel ou de alumínio de boa qualidade. Você também pode optar por fominhas de silicone.

  4. Não bata a massa demais: fazendo isso, você  vai deixar seus bolinhos duros. Siga as instruções da receita à risca..

  5. Encha de 1/2 a 2/3 das forminhas: se encher mais que isso,  vai ficar ruim. Se usar menos, vai ter cupcakes baixinhos e terá que compensar com cobertura para fazê-los parecer mais altos. Para medir com certa precisão, sempre use a mesma medida, como a xícara medidora. Para mini-cupcakes, duas colheres de sopa devem ser o bastante.

  6. Escolha a assadeira certa – Boas assadeiras são essenciais. Aquelas maiores (para muffins) podem não funcionar muito bem para os delicados cupcakes. É bom ter sempre uma de sobra pro caso de massa extra.

  7. Nunca abra o forno nos primeiros 10 minutos que os cupcakes estiverem lá, para não correr o risco da massa afundar.
  8. Os cupcakes duram em média de 3 a 5 dias. O ideal é que eles fiquem cobertos, mas fora da geladeira, pois a massa do cupcake não fica com a textura macia e saborosa se refrigerada.shutterstock 77225890 F550x450 Como Fazer Cupcakes   Receita Cupcake

Agora que você já sabe o básico e os segredinhos para fazer cupcakes saborosos e lindos, dê uma olhada em nossos outros artigos que podem ser muito úteis na hora de escolher a melhor forma de fazer o seu cupcake:

E, para finalizar, as dicas para um resultado incrível:

shutterstock 66398653 F550x450 F550x450 Como Fazer Cupcakes   Receita Cupcake

5 dicas para fazer cupcakes perfeitos

  1. Sempre use ingredientes de ótima qualidade;
  2. Siga as medidas da receita à risca;
  3. Misture os ingredientes secos com os líquidos apenas até que eles se combinem. Se o seu cupcake estiver com a massa excessivamente mexida ele provavelmente irá ressecar;
  4. Procure manter e usar os ingredientes em temperatura ambiente para que a mistura fique homogênea;
  5. Retire os cupcakes do forno assim que eles estiverem assados. Se ele ficar mais tempo que o necessário no forno, ele certamente ressecará.

Esperamos que as dicas sejam úteis!

97 replies to this post
  1. OI meu nome é Eduardha Maria tenho 11 anos eu e minhas amigas queremos fazer agente se a nossas cozinheira se que tem como . Eu e’minhas amigas somos loucas por cupcakes mais eu nao gosto de chatel
    eu queria come de chocolate por dentro e por fora so pouco de chatel ja fui em restaurante mais so tem com chatel ….
    Voces podem manda uma receita de Cupcakes como pouco chatel e de chocolate obrigada eu e minhas amigas agla-desemos beijos

  2. meu sonho e comer um desses ate que se realizou acora vou tentar fazer eu mesma que e inpossiveu comer apenas um gente continua fazendo fale para todos do site pq site bom em oje dia e dificio ne e ainda ingual esse nao sia acha mas