Como fazer cupim no bafo


3411201833_ab446f0a2f_o-F550x450

O cupim no bafo é um prato delicioso. Tanto é que em alguns lugares já é considerado um prato tradicional. Sendo uma peça que contém muita fibra, o cupim, tem como característica a demora para o seu cozimento. Por isso é interessante que seja preparado no bafo e não com brasas, pois isso facilitará o seu preparo. Essa forma de preparo deixará a carne muito macia, derretendo na boca e sem muito esforço para mastigar. O principal de tudo é que pode ser preparado para poucas pessoas ou grandes grupos. Não existe segredo nenhum para um bom cupim no bafo.

Os ingredientes são poucos e básicos:

  • Um cupim
  • Sal Grosso
  • Filme plástico
    889837 e15d7aecf3 o 1 F550x450 Como fazer cupim no bafo

    Via creativecommons

Modo de Fazer:

  1. Faça fogo com carvão grosso na sua churrasqueira
  2. Deixe o fogo tomar conta de todo o carvão, formando uma cama de brasas.
  3. Junte as brasas no meio da churrasqueira sem exagerar na dose. Deve ter um calor brando.
  4. Forme uma camada completa de brasa no fundo da churrasqueira, ou seja, de lado a lado. 
  5. Despeje sal grosso por toda a extensão do cupim. 
  6. Coloque o cupim temperado próximo ao fogo para que, com o aquecimento, o sal vá derretendo e penetrando na carne. Assim ficará melhor distribuído.
  7. Espere alguns minutos e coloque o cupim dentro de um filme plástico.
  8. Feche bem o filme e leve-o para assar.
  9. Coloque o cupim no centro da grelha e tenha cuidado para que o calor da churrasqueira esteja bem dividido.
  10. Espere aproximadamente quatro horas e terá um cupim no bafo delicioso para servir para galera.
4407968172 592db75fe2 b 1 F550x450 Como fazer cupim no bafo

Via creativecommons

O processo para assar o cupim passa antes por um tempo de cozimento, tendo visto que estará envolto a um filme plástico. Isso fará com que a maior parte da gordura se derreta e deixe a carne cada vez mais macia. Mas para não perder o sabor, deve ser servida imediatamente após a  retirada da churrasqueira.

Variações da receita:

  • Essa mesma receita pode ser feita no forno, mas deve-se tomar cuidado com  o tempo de cozimento, que diminui para aproximadamente 3 horas.
  • Outra variação é espetar o cupim e enrolar num papel filme ou celofane. Deixar 3 horas de cozimento a uma distância média do fogo. Depois é só abrir e deixar escorrer a gordura. Agora basta aproximar o cupim um pouco mais do fogo e deixar terminar de assar. Não precisa muito tempo para essa etapa. Em meia hora já poderá servir. 
  • Com relação ao tempero, poderá, de acordo com o gosto, colocar alho e cheiro verde. Para isso é preciso fazer pequenos furos na extensão da peça e colocar o tempero e o alho picado neles. O ideal seria deixa algumas horas para otimizar o sabor. 
  • Também é possível despejar, depois de temperado, um cálice de vinho branco por sobre a peça. Alguns especialistas dizem que realça o sabor e deixa o cupim ainda melhor. Dependendo do tamanho é preciso mais de uma taça de vinho. Vai de cada churrasqueiro analisar. 
Dicas: A pressa é inimiga da perfeição. Nesse caso essa máxima aumenta sua dose de verdade. Se a intenção é apressar o cupim, coloque ele para assar diretamente na brasa. Não asse nada como aperitivo, pois os apressados vão comer muito e ficar sem fome. Isso vai tirar o ápice do cupim.  Viu como é fácil? Vamos lá! Mão na massa e boa sorte. Sucesso sempre….
1 reply to this post