Como fazer decoração rústica


p1

A decoração em estilo rústico está na moda. Isto pode ser facilmente constatado quando folheamos revistas especializadas, onde o charme deste tipo de decoração pode ser visto em escritórios, apartamentos e residências de alto padrão, cujos decoradores apostaram na criação de um ambiente projetado para oferecer sensações de aconchego e bem-estar.

1 F550x4503 Como fazer decoração rústicaHans/Pixabay

Além de moderna e charmosa, a grande vantagem da decoração rústica está na possibilidade de compor ambientes utilizando móveis e objetos de baixo custo ou até mesmo reciclados. Usar vasos de cerâmica para criar um jardim encantador em casa, por exemplo, é uma opção que transforma o local sem que se precise desembolsar grandes quantias.

Mas nem só de jardins e pequenos objetos se resume uma decoração rústica. Paredes com tijolos à vista, móveis de madeira reciclados ou antigos e cortinas diferenciadas podem e devem fazer parte do projeto.

Confira algumas dicas para transformar o seu ambiente com uma decoração rústica e encantadora:

Como fazer decoração rústica

Paredes com muito estilo

Uma das caracteristicas mais importantes de uma boa decoração rústica está no visual das paredes. Se a idéia é trazer para o ambiente a inspiração das fazendas antigas, por exemplo, a dica é apostar nas cores de época, como o amarelo ocre e o azul para as paredes ou detalhes dos batentes de portas e janelas.

Ter determinados locais com paredes descascadas, com o tijolo aparente, também é uma característica que pode perfeitamente ser inclúida na decoração rústica. Nestes locais, combine vasos com flores e muito verde, para dar aquela sensação de aconchego e paz, como nas antigas fazendas e propriedades rurais.

4 F550x4503 Como fazer decoração rústicaMirella ST/Pixabay

Também é possível incrementar determinadas áreas com revestimento cerâmico de aspecto rústico, para quem deseja investir um pouco mais na adaptação da decoração. Este tipo de revestimento pode ser encontrado facilmente em lojas de materiais de reforma e construção.

Outro detalhe  importante é o piso. Uma decoração rústica pede um chão que combine com os demais ítens, ou seja, é preferível investir em pisos de madeira, pisos de cerâmica com aspecto rústico ou, o ainda mais charmoso piso de cimento queimado, que pode conter pequenos detalhes em cerâmica, estrategicamente colocados ao centro de quadrados medios feitos com cimento.

Recicle e transforme

Móveis antigos são perfeitos para a criação de um ambiente rústico. Geralmente confeccionados em madeira de alta qualidade, mesmo quando estão aparentemente gastos, estes móveis tem seu valor cada vez maior no mercado de decoração. Mesas, escrivaninhas, cristaleiras, cadeiras, aparadores e outros modelos de móveis de madeira são sempre bem-vindos na decoração rústica.

Se o aspecto não for dos melhores, porém, é possível restaurar este tipo de móvel sem grandes complicações. Lixa e verniz fosco podem fazer a peça ficar renovada.

Para quem tem habilidades manuais ou pode contar com a ajuda de um bom profissional, outra dica válida é a reciclagem de móveis. Uma cadeira antiga, por exemplo, que deixou de ser moderna há pouco tempo, poderá ser reciclada com a técnica da pátina. Lixe o móvel e aplique tinta branca, lixando a peça novamente após a tinta secar e aplicando verniz ou cera próprias para acabamento. A pátina provençal deixa o móvel bonito e elegante. Aproveite também para mudar o tecido do estofamento, se houver. Use um tecido de estampas simples, que combine com o efeito da pátina e terá um móvel recilado, perfeito para combinar com a sua decoração em estilo rústico.

Cadeiras, mesas e cestos de vime também são objetos decorativos e funcionais que combinam perfeitamente com a decoração em estilo rústico.

3 F550x4503 Como fazer decoração rústicawerner22brigitte/Pixabay

Objetos e detalhes

Para as janelas, invista em cortinas de modelagem simples, podendo inclusive optar por tecidos rústicos e coloridos, como a chita. Prenda as cortinas de chita com argolas em um varão improvisado e terá janelas cheias de estilo, além de um ambiente criativo e aconchegante.

Se a cozinha for grande, vale a pena colocar cristaleiras recicladas de madeira, que deixam os utensílios bem organizados à mostra. Um fogão à lenha sempre é bem vindo na hora de criar um ambiente mais aconchegante.

5 F550x450 Como fazer decoração rústicaPublicDomainPictures/Pixabay

Os objetos de decoração podem ser os do seu agrado, desde que contenham um aspecto rústico ou despretencioso. Recicle antigos bules e chaleiras, pinte latas, use a técnica do decoupage e crie seus proprios objetos decorativos. Coloque-os sobre prateleiras, faça pequenos nichos, enfim, use a sua criatividade livremente, liberando o seu lado mais singelo para ter resultados ainda melhores.

Se a sua casa tiver seus toques pessoais, você perceberá que se sentirá muito bem nos momentos em que estiver ali dentro. E, se alguns objetos forem criados por você mesmo, poderá ainda render assunto para conversas descontraídas e agradáveis no seu lar ou ambiente de trabalho.

Boa sorte!

(Imagem destaque: robertobarresi/Pixabay)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !