Como fazer desenhos animados


desenho

Os desenhos animados sempre fizeram muito sucesso entre os brasileiros e, mesmo sendo desenhos antigos, alguns sobreviveram ao tempo e acabaram atravessando gerações. Um exemplo muito simples de desenho animado que consegue audiência até hoje é o Pica-Pau, desenho animado bastante conhecido entre os brasileiros que já é transmitido há anos na TV brasileira, porém mesmo assim consegue atingir grande audiência. Muitas pessoas tem o sonho de criar seu próprio desenho animado, criando histórias que um dia possam vir a ser um sucesso, mas antes saiba que não é nada simples e requer muito conhecimento técnico para conseguir fazer desenhos animados.

desenho4 Como fazer desenhos animados

Dicas de como fazer desenhos animados

  1. Leve em consideração primeiramente a história que irá acontecer durante um determinado episódio desse desenho animado, tanto os personagens quanto a história já devem estar bem fixas no papel para que o projeto possa ser levado à frente. Com a história colocada no papel é hora de partirmos para conhecimentos mais complexos que consequentemente exigem um maior entendimento técnico.
    desenho2 Como fazer desenhos animados
  2. Selecione um design para seus desenhos, caso você não tenha essa habilidade. Como todos sabem, o desenho deve conter várias expressões, é importante transparecer a braveza, a tranquilidade, e várias outras expressões faciais e corporais que dão vida ao personagem. Antes de começar a dar movimento, as expressões do personagem devem ser muito bem trabalhadas, assim como suas posições corporais, criando o personagem tanto de frente, quanto de costas, de lado e também sentado.
  3. Defina a história que será contada, nesse momento você poderá criar estilo quadrinhos como se fosse um miniprojeto. A animação é considerada por muitos a parte mais complicada, pois se trata de um conjunto de imagens desenhadas diferente uma da outra que colocada todas juntas criam movimentos, como no caso de pulos, passos, conversas (movimentos com a boca), isso tudo é feito no papel para depois receber movimentos computadorizados.
    desenho3 Como fazer desenhos animados
  4. Terminando a animação é hora de partir para a dublagem, caso você queira fazer um desenho realmente profissional, consequentemente você precisa de um bom estúdio para dublagem. Caso seja apenas um teste, essa dublagem pode ser feita com o auxílio de um computador e microfones. Ao término da dublagem é preciso assistir ao desenho para ver a qualidade da animação, junto à harmonia das vozes, pois as vozes são responsáveis por marcar bastante os personagens.
desenho1 Como fazer desenhos animados

Com tudo pronto você poderá decidir qual será a velocidade do desenho animado, assim como a narrativa e como será desenrolada toda a história em cada episódio. Os efeitos sonoros também não podem faltar em um desenho animado, por isso deve ser muito bem trabalhado, além disso, a trilha sonora também é de muita importância, em alguns casos é preciso ter uma própria equipe para criar sons e trilhas exclusivas para seu desenho.

No final é preciso apenas se juntar com a equipe novamente para fazer alguns pequenos ajustes e mostrar seu trabalho para outras pessoas e pedir criticam que por sua vez serão bastante construtivas e irão lhe auxiliar no seu crescimento profissional. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !