Como fazer desenhos infantis


5975276627_b1f69d10d7

Quem nunca rabiscou o caderno ou uma folha em branco quando era criança? De alguma forma os desenhos estão presentes em nossa vida desde os tempos mais antigos. Nos primórdios era essa a principal forma de comunicação, depois da linguagem falada.

Hoje a linguagem escrita é a nossa principal forma de passar uma informação, mas os desenhos ainda ficaram. Eles são belos, divertidos, enigmáticos e profundo, tudo de acordo com o artista que o faz.

Se você não quer deixar a sua veia artística sumir, saiba que não é complicado aprender a desenhar, especialmente os desenhos infantis, tudo depende de sua dedicação. Vejamos agora algumas dicas de como fazer um desenho infantil.

Você vai precisar de

  • Lápis HB;
  • Lápis 6B;
  • Papel sulfite ou outro para desenho;
  • Borracha branca, macia e limpa;
  • Lixa de unha;
  • Estilete*.

*Crianças não devem usar o estilete sem a ajuda de um adulto.

6392086965 66a9b81939 Como fazer desenhos infantisgiovanamedeiros/Flickr

Passo a passo

  1. Antes de fazer o desenho em si, tenha certeza de estar com tudo pronto para iniciar. Embora não parece importante lembrar, é imprescindível que suas mãos estejam bem lavadas. Muitos não se atentam para isso e acabam borrando e manchando a folha, que por fim acaba destruindo um belo desenho. Os lápis devem estar apontados de forma especial. Não use apontadores, utilize o estilete para retirar cuidadosamente as lascas de madeira que cobrem o grafite da ponta, o objetivo de apontar assim é evitar lascar o grafite. Com a lixa de unha, lixe o grafite até que a ponta fique abaloada e sem falhas.
  2. Existem diversas técnicas para se desenhar, mas em desenhos infantis elas não precisam ser tomadas como leis, siga seu ritmo e se adapte. Se for sua primeira vez, utilize outro desenho de referência para desenvolver o seu traço. Com o lápis HB, faça a base do desenho, ou seja faça os principais contornos. Não se preocupe com trabalho de sombra ou em diferenciar um traço do outro. Prefira começar pelos olhos ou rosto da figura que pretende desenhar.
  3. Em desenhos infantis, a anatomia não precisa ser precisa, apenas divertidas. Os olhos por exemplo, quase sempre são esferas simples. Treine bastante os olhos, isso ajudará a ganhar a precisão que necessitará quando for fazer uma parte mais complicada do desenho.
  4. Se estiver fazendo uma cópia exata de outro desenho, crie um ponto de referência. Muitos desenhistas traçam um eixo no desenho para servir de referência. A técnica consiste em traçar uma linha reta vertical que corte o centro desenho original da cabeça aos pés. Depois faça um traço horizontal em cada uma das pontas do eixo e outra no centro. Na folha em branco faça outro eixo e construa o desenho nele utilizando o eixo como referência do original.
  5. Para finalizar o desenho, use o lápis 6B para cobrir e engrossar os traços que fez com o HB. Esse lápis é bem macio e pode ser usado para fazer também o efeito de sombra e luz.

Dicas

  • Muitos grandes desenhistas foram autodidatas, vide Mauricio de Souza e Walt Disney. Ambos treinaram muito para chegarem a um bom resultado.
  • Existem cursos livres de desenho que ensinam diversas técnicas que podem facilitar seus primeiros passos no mundo do desenho. É uma boa pedida para quem quer se profissionalizar ou até mesmo ganhar um novo Hobby.

5928556095 af12802767 Como fazer desenhos infantisgiovanamedeiros/Flickr

Cada um tem seu estilo e o seu tempo para realizar suas obras. Não desista nos primeiros traços, aprender a desenhar é como aprender a ler e a escrever, pode demorar um pouco, mas todos nós somos capazes contanto que nos esforcemos e acreditemos em nós mesmos.

Mãos à obra e boa sorte!

(imagem destaque: giovanamedeiros/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !