Como fazer desinfetante caseiro


4969880935_8a6578b24b

Desinfetante é um importante produto de limpeza que tem como principal função, como seu
próprio nome sugere é desinfetar, mas também deixa um perfume agradável no ar, denunciando que o local foi limpo recentemente.

Muito usado no banheiro, mas algumas pessoas também usam em outras partes da casa e em corredores, afinal não existe contra indicação desse produto em qualquer que seja o ambiente. Os produtos de limpeza de forma geral, representam uma boa fatia do valor da compra do mês das residências e por essa razão saber fazer os seus próprios produtos pode representar uma economia considerável, sem falar que pode ser uma fonte de renda extra, se além de usar a dona de casa quiser vender para suas amigas, familiares e vizinhas.

Materiais

3986335330 bd982dd602 Como fazer desinfetante caseirodanisabella/Flickr

Aprenda como fazer um desinfetante, para isso você irá precisar de:

  • 1 litro de base para desinfetante para 50 litros de água
  • Corante próprio para produtos de limpeza, prefira os que são à base de água
  • 60 ml de essência da sua preferência e específica para desinfetante, pode ser de eucalipto,
  • pinho, lavanda, etc
  • Utensílio que caiba 51 litros de líquido. Pode ser de plástico como um balde, por exemplo, já que a mistura não vai ao fogo
  • 1 colher de pau de cabo longo, espátula ou pedaço de madeira
  • 25 garrafas pet de 2 litros cada com tampa
  • Funil
  • Concha grande (de uso exclusivo para a confecção de produtos de limpeza)

Como fazer

  1. Despeje a água e a base para desinfetante no recipiente e dilua bem com auxílio da colher de pau.
  2. Acrescente a essência e o corante. Mexa novamente para que a mistura fique homogênea.
  3. Coloque o funil em uma garrafa pet e com auxílio da concha ou um pote pequeno, despeje o desinfetante dentro da garrafa e tampe.
  4. Repita o passo 3 até encher todas as garrafas pet.

Atenção: ao colocar desinfetante em garrafas pet, coloque rótulo (etiquetas colantes) que identifique o produto ou prefira outro tipo de embalagem. Esse cuidado é para prevenir que crianças confundam o produto de limpeza com refrigerante. Esteja bem atento à isso.

Apenas 3 ingredientes diluídos à água e você tem nada menos que 51 litros de desinfetante.
Multiplique o valor que você paga em cada litro por 51 e veja quanto ficaria se comprasse no 51 litros no supermercado.
A economia é muito grande, já que a base tem preço acessível e o corante preço praticamente simbólico. O valor pago em 4 ou 5 litros de desinfetante de boa qualidade é o que você gastará para fazer 51 litros. Sem considerar que algumas bases mais concentradas fazem mais que 50 litros, mas 80, 100 litros.

4481833705 2fa2609c02 Como fazer desinfetante caseiro
jonseidman1988/Flickr

Onde comprar os ingredientes

Quem mora em cidades de médio a grande porte pode procurar através de uma lista telefônica se há uma empresa que forneça ingredientes para o preparo de produtos de limpeza. Se não for possível comprar na sua cidade, experimente comprar de um fornecedor online. Há diversas empresas confiáveis na internet para compra virtual, sendo que os produtos são entregues em domicílio.

Faça e venda

Comece vendendo para as pessoas conhecidas com preço mais em conta do que elas pagariam no supermercado, pois se for o mesmo preço algumas vão preferir continuar comprando das marcas que já conhece. Se decidir entrar definitivamente para o ramo, vale a pena fazer um curso presencial desse e de outros produtos de limpeza, nem que para isso precise fazer uma viagem curta para alguma cidade onde tenha cursos rápidos. E procure a vigilância sanitária para otber autorização.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Pop Culture Geek/Flickr )

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post