Como fazer a dieta Dukan


healthy-57255_640

Dieta Dukan ou dieta das estrelas é o  nome da mais nova dieta para emagrecer, desenvolvida pelo médico francês Pierre Dukan. O motivo que mais chama a atenção neste regime é que ele ajuda a pessoa a perder peso e ainda a manter o corpo tão sonhado. Quer saber como fazer isso, os cuidados que devem ser tomados e os alimentos permitidos? Veja então!

bread 21444 640 Como fazer a dieta DukanPublicDomainPictures/Pixabay

Passo a passo

  1. A primeira fase da dieta Dukan é mais conhecida como ataque. É o momento mais radical de todo regime, é a hora que você vai preparar o seu corpo para mudar a alimentação. Nesta etapa, você tem que comer carne, peixe e aves sem a menor restrição. Miúdos, frios, queijo, iogurte e ovos podem também ser incluídos. Para temperar a comida, use alho, cebola e azeite. E nada além disso, nem pensar em frutas, carboidratos e legumes. Lembre-se sempre de beber muita água para ajudar na digestão das proteínas e no trabalho dos rins;
  2. A fase 2 é a de transição, aqui você pode colocar os legumes, porém não pode ser todos os dias. Sendo assim, você vai ter um dia de fase 1 e outro de fase 2;

    salad 19372 640 Como fazer a dieta DukanPublicDomainPictures/Pixabay

  3. A fase 3 é chamada de consolidação. Quando você estiver aqui, vai estar com o corpo do jeito que desejava. A quantidade de dias aqui tem a ver com o peso perdido. Por exemplo, se você perdeu 10 kg, deverá multiplicar este número por 10, ou seja, terá de ficar na fase 3 por 100 dias. Aqui, as proteínas e os legumes podem ser ingeridos sem restrições. Também já poderá introduzir frutas e duas fatias de pão por dia. Nesta etapa, você terá o direito de fazer duas refeições com qualquer tipo de alimento sem repetir o prato e não fazer as duas uma atrás da outra;
  4. A fase 4 é a estabilização, na qual não há restrições, você pode comer normalmente, mas pelo menos uma vez por semana terá que comer só proteína, este é o caminho para não engordar novamente. Aqui também há a indicação de comer três colheres de sopa e farelo de trigo e de aveia.

A média de duração das fases é de um a dez dias, de acordo com o que se quer perder, mas é necessário saber que a última é para sempre, é quando você aprendeu a comer direito.

apple 18721 640 Como fazer a dieta DukanPublicDomainPictures/Pixabay

Quando a pessoa emagrece de forma brusca, o organismo se adapta para viver com menos alimentos, assim a tendência é resistir à carência de reservas de gorduras. Dessa maneira, o corpo vai minimizar os gastos energéticos e o peso vai naturalmente se estabilizar. Contudo, isso logo acaba se a pessoa persistir na dieta. A proposta é beber bastante água, bem além do que beberia se não tivesse sob o regime.

Outro cuidado que a pessoa deve ter é em relação aos alimentos lights e diets, que por acreditarem que são inofensivos e que não mexem na balança, muitas pessoas abusam deles. Sendo assim, o importante é somente ingerir aqueles que não contenham açúcar para que a dieta Dukan dê certo.

 (Imagem Destaque:  Shirley Hirst/Pixabay)