Como fazer dieta para abaixar a glicose


2295831315_389274140c

O diabetes (conhecimento tecnicamente como “diabetes mellitus”) caracteriza-se pela falta de insulina no organismo. A insulina é um tipo de hormônio produzido naturalmente pelo pâncreas, capaz de absorver a glicose, tipo de açúcar responsável pela carga energética do corpo humano. Quando a insulina não consegue chegar às células, ela se acumula no corpo, aumentando, e muito, os níveis de açúcar no sangue.

Quem sofre com o diabetes deve saber que manter uma alimentação saudável é essencial para o controle da doença. Afinal, se não tratada, a mesma pode trazer muitos malefícios à saúde, como o infarto do miocárdio, derrame cerebral, má circulação sanguínea, úlceras nas pernas, problemas nos rins etc. A principal dica para o controle do diabetes é seguir uma dieta alimentar equilibrada e específica – indicada por um profissional médico – onde os cardápios sejam ricos em fibras e pobres em gorduras e doces. Em contrapartida, o controle do diabetes deve ser complementado com a prática regular de exercícios físicos.

Selecionamos neste artigo, dois exemplos de cardápios para auxiliar no controle do diabetes. É imprescindível seguir à risca as dicas, ingerindo exatamente os alimentos especificados.

7440364492 29b1b67bb5 1 Como fazer dieta para abaixar a glicose
TipsTimes/Flickr

Dieta para abaixar a glicose – Cardápio I

  1. Café da Manhã: 1 omelete com 2 ovos e presunto magro;  1 torrada integral; 200ml de chá verde sem açúcar;
  2. Lanche da Manhã: 200ml de chá mate sem açúcar batido com 1 maçã;
  3. Almoço: 1 filé de peito de frango grelhado; 4 batatinhas cozidas; 3 colheres de couve-flor cozida em vapor;
  4. Lanche da Tarde: 1 Polenguinho Light;
  5. Jantar: Salada de alface à vontade; 1 porção de broto de alfafa; 6 damascos secos em pedaços; 4 kani kama; 2 colheres de queijo do tipo cottage; 2 conchas de sopa de legumes;
  6. Ceia: 1 tangerina.

Dieta para abaixar a glicose – Cardápio II

  1. Café da manhã: 2 rolinhos de frios em fatias (peito de peru, chester ou presunto magro); 2 colheres de ricota amassada temperada com azeite, shoyu e salsinha; 1 torrada integral; 200ml de leite desnatado com café ou adoçante;
  2. Lanche da Manhã: 1 fatia de melão;
  3. Almoço: 3 colheres de legumes cozidos no vapor (couve-flor, brócolis, abobrinha, cenoura, cogumelos, quiabo, berinjela ou chuchu); 2 colheres de arroz integral; 1 concha de feijão; 2 fatias de carne assada;
  4. Lanche da Tarde: 200ml de suco de abacaxi com hortelã sem açúcar;
  5. Jantar: Salada de alface americana à vontade com 1 palmito, 2 rabanetes, ½ abacate pequeno cortado em cubos, 2 castanhas do pará em rodelas e 1 peito de frango assado e bem desfiado; 2 conchas de caldo de carne com legumes;
  6. Ceia: 200ml de iogurte light.

apple 18721 640 1 Como fazer dieta para abaixar a glicose
PublicDomainPictures/Pixabay

Dicas

  • Para diversificar as refeições durante a semana, é possível mesclar os dois cardápios citados, de modo que haja uma variedade de refeições, deixando a dieta mais saborosa e menos enjoativa. É possível ainda substituir os legumes por outros que possuam as mesmas formações nutricionais.
  • Além de reduzir os níveis de açúcar no sangue, esta dieta auxilia na perda de peso. Portanto, pode ser uma forte aliada tanto no controle de diabetes quanto na redução dos quilogramas extras.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Kirti Poddar/Flickr)

 

Saiba mais:

Leite: descubra por que ele é a melhor fonte de cálcio

6 Verdades e mentiras sobre o leite

Qual dieta para perda de peso é a melhor: pobre em gorduras ou em carboidratos?

Happy hour no barzinho: o que comer para não atrapalhar a dieta?

Cortar os carboidratos da dieta ajuda a perder peso mais rapidamente?

Conheça as melhores dietas para 2014

Entenda melhor os motivos pelos quais uma dieta de fome torna as coisas piores

Como eliminar maus hábitos alimentares

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !