Como fazer um discurso de formatura


discurso de formatura

Fazer um discurso para cerimônia de formatura de sua turma não é o que se pode chamar de uma tarefa fácil, afinal, a missão atribuída ao orador de uma classe é a de resumir em um discurso de poucos minutos todas as emoções, desafios, alegrias e pelejas vividas por uma classe nos quatro, cinco ou até seis anos de graduação, dependendo do curso.

Discurso de Agradecimento Formatura Como fazer um discurso de formatura

Não bastasse ter que escrever o discurso, você ainda tem que pronunciá-lo bem, de modo a cativar ou até emocionar o público ouvinte. Parece uma tarefa quase impossível, mas não é! Se você foi escolhido para ser o orador na formatura de sua turma é bem provável que seja porque fala e escreve bem, agora é só se preparar e continuar lendo este guia Comofas sobre como fazer um discurso de formatura.

formatura curitiba nov 2008 3 Como fazer um discurso de formatura

 

Passo a Passo

  1. Examine e estabeleça os limites que devem ser respeitados por seu discurso. Dependendo da natureza da cerimônia e da filosofia da instituição de ensino à qual está vinculado, é aconselhável que alguns assuntos sejam evitados e outros abordados com atenção especial. Por exemplo, se está se formando em uma instituição católica, procure evitar assuntos ou brincadeiras que contrariem a crença no seu discurso e cite, caso queira, alguma passagem ou ensinamento bíblico ou de filósofos católicos como Santo Agostinho.
  2. Comece a fala agradecendo ao público presente, aos pais (seus e de seus colegas), aos professores, à administração da faculdade, aos funcionários e a outras pessoas que eventualmente tenham ajudado ou colaborado com a formação da turma. Dependendo do tempo disponível você pode citar e agradecer nome por nome, ou lembrar por setores, por exemplo, “o pessoal da secretaria”; “os técnicos”; etc.
  3. Fale sobre a vida escolar e a convivência ao longo dos anos. Acontecimentos que marcaram a turma, professores e colegas que tiveram alguma participação impactante. Lembre de histórias lúdicas, sérias ou até mesmo tristes para ilustrar o quanto a turma cresceu como família desde o primeiro semestre até o final da graduação.
  4. Evoque a emoção da classe e do público. Mencione no discurso algum professor querido ou colega que tenha vindo à falecer durante o período de graduação, caso tenha ocorrido. Da mesma forma evoque acontecimentos alegres, namoros entre colegas que resultaram em casamentos, o nascimento do filho de alguém da turma, etc. O importante é se lembrar de algo fenomenal ou marcante que tenha ocorrido durante o período de graduação.
  5. Fale das conquistas conjuntas ou isoladas dos colegas de classe. Ganho de prêmios em congressos, participação em ligas acadêmicas, bom desempenho nos esportes, conquista de estágios difíceis, etc.
  6. Faça menção à algo da cultura popular que tenha marcado a turma e que possa ser encaixado no discurso, como uma música, filme ou novela.
  7. Faça piadas, mas só quando o objetivo final da mesma for exaltar ou elogiar alguém, jamais seja depreciativo nas brincadeiras.
  8. Evite clichês como dizer que os professores agora são colegas, ou que aquela classe é o futuro da profissão. Seja criativo.
  9. Boa sorte!

Um bom e famoso exemplo de discurso de formatura foi o feito por Steve Jobs para a turma de Stanford, veja-o abaixo se precisar de inspiração:

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

4 replies to this post