Como fazer dobraduras de papel


origami

Existem diversos tipo de dobradura de papel, mas os procedimentos e a técnica geralmente são o mesmo em quase todos eles. Siga abaixo algumas dicas básicas para que você possa começar a conhecer o maravilhoso mundo do origami:

  • Siga atentamente e sem pular as instruções de cada procedimento de dobradura.
  • Se for necessário reinicie todo o procedimento da dobradura para achar possíveis erros nas etapas de desenvolvimento.
  • Faças as dobras sempre em uma superfície lisa, que seja plana e que tenha as condições idéias para ter boa visualização e um papel de qualidade mínima.
  • Para quem está iniciando a fazer dobraduras use os papéis que estejam já rascunhados ou usados, acumule uma quantidade deles para o seu treino.
  • Caso tenha pouca ou nenhuma experiência com origami e dobraduras procure usar papeis fino para iniciar suas dobraduras.
  • Há dobraduras de papéis que contém símbolos que se referem a procedimentos de dobras, antes de dobrar conheça a maioria deles para as suas dobras não ficarem complexas e desconfortáveis.
  • Faça pausas se a dobradura não estiver indo bem, retorne e retome o processo.

Dicas simples e algumas até óbvias, mesmo assim a falta de atenção ao realizar as dobraduras de papel respeitando tais dicas pode deixar o trabalho mais cansativo, estressante e complexo.

Onde achar tutoriais de origami

A quantidade de objetos nos quais poderá usar e fazer dobraduras de papel é imensa, há diversos sites dedicados ao tema e que oferecem uma quantidade de atividades relacionadas. Muitos deles dividem as dobraduras por nível de dificuldade, para que você passe por um processo de aprendizado gradual.

Para exemplificar alguns que podem ser encontrado veja o origami de um envelope a seguir, é um tutorial simples, mas, demonstra os padrões de instruções de uma dobradura ou origami.

Origami de um envelope

origami envelope Como fazer dobraduras de papel

Um tutorial simples para que treine e monte o seu primeiro origami, é um envelope que pode ser feito de diversas formas, siga os passos a seguir e treine sua compreensão e habilidade de montar a dobradura ou origami.

  1. Com uma folha em mãos dobre ela na diagonal de forma que o risco da dobra se estenda de um canto a outro da folha formando uma linha inclinada de um extremo inferior até o extremo superior do lado contrário.
  2. Deixe a dobra na posição de uma pirâmide, como se estivesse na frente da pirâmide do Egito. Divida a folha nessa posição em 3 parte iguais no sentido horizontal.
  3. Na mesma posição anterior, então, dobres ambas as pontas para os lados internos da pirâmide á sua frente.
  4. A ponta da pirâmide no alto da dobradura deve ser dobrada até a parte inferior central e alinhada, envelope terminado!

Não é tão difícil montar um origami, o importante é dar um passo de cada vez, então, comece por dobraduras ou origami de nível fácil e vá aumentando a dificuldade conforme o seu desempenho.

O importante é não dar um passo maior do que a perna e persistir na prática!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !