Como fazer doce com leite azedo


8027451494_224aef0fd4

Antigamente não existia nem leite pasteurizado e muito menos o longa vida. O leite era tirado nas fazendas e os leiteiros passavam de porta em porta deixando o leite, você pegava em uma vasilha ou muitos já punha em uma garrafa. Mas o mais comum mesmo era eles chegarem de carroça, e buzinarem e a pessoa vir com uma leiteira e pegar seu leite. É obvio que sem nenhum cuidado dos hoje conhecemos era muito comum o leite azedar, e para não desperdiçar o leite que azedou, inventaram o doce de leite azedo, também conhecido como cachorrada.

É um doce simples, mas de um sabor inigualável, fica aquele gosto azedinho bem lá no fundo por assim dizer. Não é um doce que as pessoas antigamente costumavam servir para as visitas, o doce de leite azedo era servido quando só estava a família de sobremesa depois do almoço ou mesmo no lanche da tarde, antigamente as pessoas tinha mais tempo para tomar todas as refeições em casa, e toda a família sentava junto a mesa, e alem de partilharem uma boa refeição também era partilhada uma boa conversa.

Hoje não temos mais o risco de que o leite azede pelo ao menos não com tanta frequência como era antes, e também não temos mais o habito de nos reunir á mesa para tomarmos nossas refeições, o mais comum é mesmo que esteja toda a família em casa as pessoas se servirem e irem para frente da televisão ou mesmo do computador. Mas também não precisamos esperar o leite azedar, temos é que azeda-lo com vinagre, não use limão porque fica um gosto bem diferente, e não é bom.

6838963076 53b223dbb2 z 300x225 Como fazer doce com leite azedo

Via Flickr

Ingredientes

  • 2 litros de leite tipo c (aqueles de saquinho, são os melhores para se fazer doce, pudins, e cremes)
  • ½ kg de açúcar cristal
  • Canela
  • Cravo
  • 3 colheres de sopa de vinagre

Passo a passo

  1. Coloque em uma panela grande os 2 litros de leite, ligue o fogo e coloque as 3 colheres de vinagre
  2. Mexa com uma colher de pau bem devagar,  espere o leite coalhar, ele vai separar em pequenos pedaços de leite e o soro
  3. Coloque o ½ kg de açúcar, a canela e o cravo a gosto.
  4. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela, mas esse tipo de doce de leite não existe o perigo dele subir, então e mais fácil de lidar.
  5. Em uns 30 minutos o soro começa a se transformar em uma calda, e as bolinhas de leite estão mais unidas. Espere a calda engrossar até o ponto de fio. (você vê o ponto de fio quando levanta a colher e a calda desce em um fio grosso).
6964234580 0a1d2c1d24 300x199 Como fazer doce com leite azedo

Via Flickr

Coloque em uma vasilha de vidro espere esfriar e guarde na geladeira. E um doce para se comer no prato como qualquer outro doce de compota.

Um doce saboroso e que vale a pena ser feito, eu pessoalmente adoro!

Bom apetite!