Como fazer doce de batata doce


6177157036_4a6c638a35

Uma das maiores paixões da maioria dos brasileiros são os doces. Realizados com os mais diversos tipos, existentes os mais diversos gostos, onde são consumidos diariamente por muitas pessoas que desejam um alimento com gosto diferenciado e especial para poder ter um momento de relaxamento e curtir a sensação de prazer que estes oferecem.

O doce de batata doce é um dos mais populares entre os brasileiros, principalmente na época de festa junina, servidos como sobremesa frequentemente por seu gosto diferenciado e sabor incrível que encanta a maioria dos brasileiros que experimentaram esta iguaria. Aprenda, você também, a fazer este item delicioso da culinária para degustar uma sobremesa maravilhosa.

6352096665 202c55ec2a 300x199 Como fazer doce de batata doce

Via Flickr

Ingredientes:

  • Um quilo de batata doce
  • 500g (ou duas xícaras) de açúcar cristal
  • Gelatina vermelha sem sabor
  • Um vidro de leite de coco
  • Uma embalagem de 100g de coco ralado
  • Um litro e meio de água

Modo de fazer:

  1. Lavar as batatas doce corretamente para haja a higienização antes do preparo e consumo.
  2. Corte as batatas doce ao meio ou em três pedaços para que estas fiquem mais fáceis de serem preparadas ao longo do processo.
  3. Coloque as batatas em uma panela de pressão. Introduza um quilo deste alimento no recipiente e, juntamente com os dois ingredientes, coloque a quantidade de água especificada acima. Observação: o líquido deverá cobrir totalmente as batatas presentes na panela.
  4. Leve ambos os ingredientes ao forno. Com fogo médio, deixe a panela de pressão por, aproximadamente, vinte minutos.
  5. Retire a panela do fogo e abra cuidadosamente a tampa, despejando a água quente em uma pia, sem que as batatas caiam.
  6. Coloque as batatas doce em uma superfície e retire a casca das mesmas. A parte que cobre o alimento deverá sair facilmente devido a temperatura que chegou na panela, deixando-a amolecida e fácil de ser removida.
  7. Introduza as batatas ainda moles em um espremedor com função específica para esta finalidade. Coloque um recipiente abaixo deste para que estas fiquem prontas para serem usadas posteriormente.
  8. Despeje as batatas doce espremidas em uma panela e, juntamente a estas, adicione a quantidade de açúcar descrita nos ingredientes.
  9. Mexa a mistura com o fogo alto para que o processo seja mais rápido, até que esta dissolva-se por completo.
    3278446571 a422cb9480 300x300 Como fazer doce de batata doce

    Via Flickr

  10. 10. Abaixe o fogo e coloque o leite de coco na panela, misturando-a novamente.
  11. Misture a gelatina vermelha sem sabor em dez colheres de água quente ou morna em um recipiente a parte para que esta dissolva-se corretamente.
  12. Coloque a gelatina com a água do passo anterior juntamente na panela onde está as batatas doce, o açúcar e o leite de coco já dissolvidos. Misture estes ingredientes por cinco minutos no fogo, até que esta desgrude-se da panela.
  13. Despeje o doce de batata doce em uma forma ou recipiente e coloque, em todo o seu topo, o coco ralado espalhando-o para deixá-lo mais gostoso e atrativo.
  14. Deixe gelar por aproximadamente duas horas e consuma-o.

Siga os passos da receita acima e faça um doce de batata doce maravilhoso, com sabor incrível, que irá agradar o paladar de todos que provarem desta tradicional sobremesa. Bom trabalho!