Como Fazer Doce de Leite – Receita


dulceleche

Não há doce mais simples e ao mesmo tempo mais gostoso do que o doce de leite. Doce típico em vários países da América Latina, veio ganhar destaque no Brasil no estado de Minas Gerais. Ele pode ser usado em balas, bolos, sorvetes, biscoitos e, claro, em pudins.

Sua história é um tanto quanto curiosa: durante a explosão da produção de açúcar a partir da cana nos países latino americanos, descobriu-se que com ele podia-se fazer a preservação de diversos produtos orgânicos, de diferentes alimentos, inclusive o leite (tanto o de vaca quanto o de cabra). Fora dessa forma que surgiu o doce de leite que conhecemos hoje, tanto em sua forma pastosa, mais líquida quanto sólida.

Doce de Leite Cremoso 1 Como Fazer Doce de Leite   Receita

Na Argentina existe um relato popular e lendario que data a sua invenção em 1829. Nessa época estava prestes a assinar um tratado de paz entre o governador Juan Manuel de Rosas e o seu inimigo político Juan Lavalle numa fazenda do governador na localidade de Cañuelas, na perifería de Buenos Aires. Lavalle foi o primeiro a chegar e, cansado, deitou-se na cama de Rosas e acabou adormecendo. A criada de Rosas, enquanto fervía o leite com açucar (preparação conhecida nessa época como \’lechada\’) para acompanhar o chá da tarde, encontrou-se com Lavalle dormindo na cama do patrão. Ela considerou uma insolência e foi avisar os guardas. Pouco tempo mais tarde chegou Rosas, quem não ficou chateado com Lavalle e pediu à criada o chá com leite. Ésta lembrou nesse momento que tinha abandonado o leite com açucar ao fogo, deixando esquentar durante muito tempo. Ao regresar, a criada encontrou uma sustancia espessa e amarronada. Seu sabor agradou Rosas e contam que compartilhou o doce com Lavalle enquanto discutiam os pontos do tratado, dando assim origem acidental ao doce de leite. E, como se sabe, o dulce de leche é um dos doces mais queridos da Argentina que recheia o famoso Alfajor, doce típico argentino.

alfajores Como Fazer Doce de Leite   Receita

Reza a lenda gauchesca que certa vez, uma vaca comeu muita cana-de-açúcar e começou a passar mal, tendo febre. Seu dono, preocupado, fora tirar leite dela e surpreendeu-se ao ver que de seu úbre saíra uma substância amarronzada e muito doce que passou a ser chamada de mumu.

Independente da lenda, o gostoso mesmo é comer um bom doce de leite, que não tem segredos e nem precisa de muita coisa. Se você também quer aprender a fazer um bom doce de leite, o Comofas te ensina!

doce de leite hg 2.11.2009 Como Fazer Doce de Leite   Receita

1) Você vai precisar de: 4 xícaras (chá) de leite e 2 xícaras (chá) de açúcar.

2) Coloque os ingredientes em uma panela e leve para cozinhar em fogo baixo. Vá mexendo sempre até que o açúcar se dissolva (aproximadamente 10 minutos).

ducle Como Fazer Doce de Leite   Receita

3) Vá cozinhando e mexendo sem parar, sem deixar que o leite ferva, até que a mistura adquira uma cor caramelo-claro. Isso levará cerca de 1 hora ou mais.

4) Quando ela já estiver com a cor típica de doce de leite (caramelo), retire a panela do fogo e deixe esfriar.

doce leite Como Fazer Doce de Leite   Receita

5) Transfira o doce para um pote de vidro devidamente esterilizado e guarde na geladeira por, no máximo, 10 dias. Você também pode misturá-lo com geleias, frutas ou chocolate.

6) Você também pode fazer doce de leite a partir do leite condensado: basta colocar uma lata de leite condensado (devidamente lavada) e coloque em uma panela de pressão com água até um dedo acima da lata (em pé). Tambe a panela e assim que ela pegar pressão (chiar), conte de 5 a 10 minutos e desligue. Deixe que ela esfria sozinha, abrindo a panela somente 2 horas depois ou mais. Pode abrir a lata sem perigo.

Doce de Leite na Pressao por 5 minutos....f4 Como Fazer Doce de Leite   Receita

 

 


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

4 replies to this post