Como fazer doces para festa


4258905057_1577fe05b8_b

Você está planejando o aniversário de seu filho mas o dinheiro está curto e por isso gostaria de fazer, você mesma, os docinhos?  Ou está pensando em entrar para o ramo da culinária e se tornar doceira profissional? De uma maneira ou de outra, fazer doces para festas é algo muito compensador pois:

  • Se fizer para consumo próprio, economizará muito e a qualidade será insuperável.
  • Se quiser se tornar profissional do ramo, irá faturar bastante pois é um setor inesgotável, uma vez que festas de todos os tipos acontecem o ano inteiro, sendo inconcebível pensar em qualquer tipo de comemoração sem a mesa dos doces.

3161243450 43cb520328 b Como fazer doces para festaVocê tem dúvidas a respeito desse assunto? Gostaria de algumas dicas sobre como fazer doces para festas? Confira aqui nossas dicas e faça de qualquer festinha um sucesso.

  • Diversifique os tipos de doces. Nada contra o tradicional brigadeiro, beijinho e olho de sogra, que são adorados por todos e não devem faltar em nenhuma festa, mas quanto mais variedades você fizer, mais elogios receberá.
  • Faça os doces com antecedência. Eles duram de 3 dias a 1 semana em refrigerador comum – coloque uma colher de glucose em cada receita, isso ajudará a ficarem mais macios. Além disso também podem ser congelados por até 6 meses e ficam como se fossem fresquinhos – nesse caso não há necessidade da glucose.

Veja como proceder:

  1. Faça os doces normalmente, enrole e decore todos eles.
  2. Coloque-os em um tabuleiro no freezer por aproximadamente 2 horas.
  3. Assim que firmarem, coloque-os em sacos próprios para congelamento, tire o máximo de ar que conseguir e feche bem.
  4. Não faça mais do que duas camadas de doces.
  5. Não congele doces caramelados – congele os doces sem banhar, e só no dia da festa caramelize-os.
  6. Retire do freezer apenas no dia da festa – eles demoram cerca de 30 minutos para descongelar, mas é bom tirar antes disso para que não fiquem suados na hora da festa.
  7. Se quiser congelar com as forminhas  forre caixas próprias com papel toalha e arrume-os em fileiras, cubra com mais papel toalha, tampe a caixa e congele. Para descongelar tire a caixa e deixe-a fechada, em temperatura ambiente, por 2 a 3 horas.6175023974 7d27816851 Como fazer doces para festa
  • Capriche na apresentação e nas formas decorativas. Elas valorizarão, e muito, qualquer tipo de doce que você possa fazer.
  • Saiba diferenciar. Festas infantis são diferentes das festas de debutantes, noivados, ou festas de casamento, já que cada tipo de convidado tem um gosto diferente.
  1. Nas festas infantis: não podem faltar brigadeiros, balas, bicho-de-pé, cajuzinhos, trufas de chocolate, pirulitos, sorvetes e algodão doce.
  2. Nas festas de casamento:  além dos doces tradicionais, faça também camafeus, amanteigados, doces à base de licor, doces de abacaxi, de damasco, de nozes, trufas de limão e frutas cristalizadas, além dos tradicionais bem casados.

Anote agora uma receita base que servirá para fazer vários tipos de doces:

RECEITA BÁSICA DE DOCE PARA FESTA

  • 2 latas de leite condensado,
  • 2 colheres de coco seco ralado,
  • 50 ml de leite,
  • 2 colheres de sopa de margarina,
  • 2 colheres de sopa de arrozina.

Modo de fazer:

  1. Dissolva a arrozina no leite e reserve.
  2. Derreta a margarina numa panela e junte os demais ingredientes, inclusive o leite com arrozina.
  3. Mexa até desgrudar do fundo da panela.
  4. Deixe esfriar e faça os docinhos.

Variações:

Com essa massa você pode fazer diversos tipos de doces:

  • Rechear com cerejas ao marrasquino, brigadeiro, beijinho, uvas, morangos e trufas de todos os sabores.
  • Pode acrescentar na massa: amendoim, nozes, crocantes, licor, etc.
  • Pode enrolar no formato que desejar: bolinhas ou comprido.
  • A cobertura pode ser açúcar cristalizado, fondam, caramelo ou banhá-lo no chocolate fracionado – para banhar no chocolate ou caramelo deixe os doces descansarem, já enrolados, de um dia para o outro, depois passe cada um em açúcar de confeiteiro.

Dicas:

  • Além dessa receita básica, que é muito versátil, pesquise outras, pois encontrará muitas opções e variedades dos doces tradicionais.
  • Brigadeiros e trufas servidas em copinhos, para comer com colher, fazem muito sucesso em festas infantis e são bem fáceis de preparar.

Depois de todas essas dicas temos certeza de que seus doces vão arrasar em todas as festinhas. Bom trabalho e muito sucesso para você!