Como fazer drenagem linfática


drenagem

A drenagem é uma técnica de massagem que apareceu em 1932, esse procedimento trabalha o sistema linfático. É um movimento de estimulo que leva a linfa (líquidos) até os gânglios linfáticos. A função da drenagem é acelerar o processo de retirada desses líquidos acumulados nas células. Ela também regenera os tecidos, melhora o sistema imunitário, além de ser relaxante e tranquilizante, também combate a celulite e a gordura localizada. A drenagem pode ser feita de forma manual ou com aparelhos.

drenagem barriga Como fazer drenagem linfática

Você vai precisar de:

  • Creme para massagem com redutor de celulite e flacidez.

Passo a passo:

  1. Pressione levemente por dois minutos as regiões que contém gânglios como pescoço, axilas, virilha e atrás do joelho;
  2. Espalhe o creme de massagem nos locais onde a drenagem será feita;
  3. Massageie bem as áreas selecionadas. Faça movimentos como se estivesse amassando estas regiões, mas não esqueça: uma parte do corpo por vez;
  4. Quando estiver massageando, os movimentos devem ser feitos em direção aos gânglios, Na parte interior da perna, por exemplo, os movimentos devem acabar sempre na virilha, como se toda a gordura do local fosse para este gânglio;
  5. Após massagear todas as regiões, tire o excesso de creme com uma toalha e pronto.
drenagem panturrilha Como fazer drenagem linfática

Para fazer uma drenagem linfática é preciso fazer aberturas, pressionando as regiões que possui gânglios: como axila, pescoço, virilha e atrás do joelho. Pressione por cerca de 2 minutos cada região.

Com o creme, comece a amassar as regiões onde você deseja drenar, pode ser coxa, panturrilha, barriga, etc. Sempre fazendo movimentos no sentido da virilha. Nos braços os movimentos vão ao sentido das axilas. É como se fosse um movimento de deslocar a gordura para outra região. Você também poderá utilizar aqueles rodinhos de pia ou rolinhos. Você usa o rodinho para puxar a gordura e levá-la para as regiões corretas. No caso dos rolinhos, é o mesmo processo, só que ao invés de puxar a gordura você terá de empurrá-la.

drenagem rolo Como fazer drenagem linfática

Na forma manual, a drenagem é realizada a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos feitos com pressão. Por aparelhos, a drenagem é feita por meio de um sistema de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa. Assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas. É importante ressaltar que a drenagem linfática é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.

Vale lembrar:

  • Dê preferência à massagem após o banho.
  • Use cremes feitos à base de água e óleos essenciais.
  • A massagem pode ser feita sentada ou em pé.
  • Quando fizer nos braços, comece pelas mãos e vá até as axilas.
  • Quando terminar a massagem faça movimentos nos ombros para relaxar.
  • Não se esqueça de hidratar o rosto com um creme apropriado.
drenagem coxa Como fazer drenagem linfática

Esses são os cuidados e movimentos básicos da drenagem linfática, para você fazer em casa. Ficou fácil não é mesmo¿ Aproveite seu tempo livre e comece a sua massagem.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post
  1. olha adorei sobre oq vcs comentaram pois ajuda muito nos q não temos grana para se cuidar,obrigada pela dica,e gostaria tbm de saber como faço para perder a barriga q esta um pouco flacida devido a minha gravidez,grata desde ja michele.