Como fazer e usar uma saia tulipa


tulipa

Tulipa, além de uma bela flor é também nome dado à uma variação de uma das peças preferidas da maioria das mulheres, a saia.
A saia tulipa possui cós e pregas que somem antes de chegar a barra e esse truque faz com o design da saia lembre uma flor tulipa voltada para baixo.

Para fazer uma saia tulipa é preciso ter noções de modelagem, corte e costura, conseguir um molde no seu manequim, além de possuir máquina de costura, que pode ser a doméstica zig zag. Para conseguir o molde, visite um sebo, lugar onde é possível encontrar revistas de moldes usada e muito mais barata que uma nova na banca. Outro diferencial é que a maioria dos sebos permitem que o cliente folheie as revistas para melhor escolher. Ao  encontrar uma revista com um molde no seu manequim verifique se a folha de molde respectivo está contida no caderno de moldes e compre-a.

4233943605 42dfdc55f2 z F550x450 Como fazer e usar uma saia tuliparomana klee / Flickr

Materiais

  • Molde de saia no manequim desejado
  • Tecido na metragem indicada no caderno de moldes
  • Máquina de costura
  • Tesoura
  • Linha na cor do tecido
  • Aviamentos como: zíper, botão, velcro, conforme modelo escolhido
  • Carbono e carretilha para transferir o molde da folha de moldes para o papel
  • Giz de costura
  • Alfinetes de cabeça

Como Fazer

  1. Copie as partes do molde da saia para um papel de molde ou um jornal velho. Anote todos os detalhes contidos no molde, como lugar das pregas, do botão ou zíper se tiver.
  2. Coloque o tecido dobrado direito com direito sobre uma mesa e sobre ele as peças do moldes que devem ser presas com alfinetes de cabeça.
  3. Com giz de costura desenhe o molde no tecido e recorte.
  4. Comece a costura fazendo as pregas, depois feche as laterais, pregue zíper se for o caso do modelo escolhido, pregue cós, faça a barra e a saia estará pronta.
  5. Para quem entende pouco de modelagem, ao ver uma saia tulipa pronta não imagina o quanto é simples de se fazer desde que se tenha o molde no tamanho desejado. É só seguir as marcações e a saia fica pronta.

Dica para a costura ficar perfeita

  • Se tiver pouca ou nenhuma habilidade com costura, sempre alinhave antes de passar a máquina, especialmente as pregas, franzidos, zíper, que são as etapas mais complexas.
  • Sempre passe com ferro na temperatura adequada ao tecido escolhido. Com o ferro abra costuras, vinque as pregas, passe os alinhavos para facilitar a costura. Essas medidas que aparentemente parecem fazer o trabalho ficar mais demorado, na realidade facilita, especialmente para quem está começando a costurar.

4612271027 a80687e455 z F550x450 Como fazer e usar uma saia tulipairiskh / Flickr

Dicas de como usar saia tulipa

  • Looks compostos por saia tulipa associada com uma regata ou baby look são atuais, fashion e básico ao mesmo tempo. Dá para ir ao trabalho e passeio informal.
  • A saia tulipa pode ir a festas sofisticadas como formatura, casamentos e outros eventos, desde que o comprimento não seja mini e o tecido usado para sua confecção esteja à altura da festa, como sedas, cetim, tafetá de festa, jacquard, etc.
  • A saia tulipa pode combinar com bota, desde que haja harmonia entre a saia e o modelo de bola escolhido, as que mais se adequam facilmente são as ankle boots.

(Imagem destaque: land_camera_land_camera / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post