Como fazer e vender trufas em casa


16913518_d833dc0377_z-F550x450

Algumas dicas importantes tanto para os amantes de chocolate que querem fazer suas próprias trufas, quanto para pessoas que querem ganhar dinheiro fabricando estas delícias.

O chocolate é um dos doces mais vendidos e consumidos. Existem diversas variações no mercado, mas para as famosas trufas deve-se utilizar o melhor chocolate que você encontrar.

4701963122 ebaac46d0d z F550x450 Como fazer e vender trufas em casa

via flickr

Ingredientes:

  • 250 g de chocolate
  • 150 g de creme de leite
  • 40 g de manteiga sem sal
  • 85 g de cacau em pó
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  1. Corte o chocolate em pequenos cubos para banho maria. Ferva o 1 litro de água para isso. Em uma panela diferente, sobre a outra panela com a água fervente, jogue duas colheres de água no chocolate e mecha bem até que fique bem pastoso.
  2. Tire a panela do fogo e jogue a manteiga sobre a mistura. Jogue esta mistura em outra panela e cubra bem com pano.
  3. Jogue o chocolate em pó e vá enrolando as bolas de chocolate.
  4. Prepare o recheio das trufas. Se for de morango, pegue as frutas e misture com leite condensado até ficar bem untado. O mesmo para todos os outros tipos de recheios que queira fazer, como maracujá, coco, amendoim, etc.
  5. Depois abra com uma colher um espaço para por o recheio na bola de chocolate. Enrole novamente e embale em papel de bombom.
    6174461455 a28a50c8af Como fazer e vender trufas em casa

    via flickr

Dicas:

  • Você pode acrescentar diferentes sabores e coberturas, como licor e essências, após o ganache estar preparado, mas antes de levá-lo à geladeira. Além disso, pode cobrir as trufas com nozes picadas, açúcar, côco ralado, canela, etc.
  • Você pode acrescentar sabores ao creme de leite. Use chás ou café instantâneo. Também pode ferver geleias ou acrescentar ervas ao creme, removendo talos e folhas antes de misturá-las ao chocolate.
  • Outra maneira de dar sabor é colocando-o junto com a manteiga. Porém, faça isso apenas se a consistência for similar, como a da manteiga de amendoim.
  • Para dar uma cobertura sólida às trufas, você vai ter que aprender a temperar o chocolate, que é uma técnica avançada e que vai além do escopo deste artigo.
  • Quando estiver fazendo as bolas de ganache, faça-o rápido, ou o ganache vai esquentar e amolecer. Se necessário, deixe parte do ganache na geladeira e vá retirando para fazer as bolas aos poucos.
    3348854231 1869405223 z F550x450 Como fazer e vender trufas em casa

    via flickr

  • Use o melhor chocolate que encontrar. Se quiser fazer trufas decentes não use marcas ruins. Barras de cobertura sabor chocolate normalmente contêm muito açúcar e criam um ganache com muitos grumos.
  • Algumas receitas tradicionais não usam manteiga. Se quiser experimentar, siga os passos acima, mas mudando algumas coisas: corte o chocolate em pequenos pedaços. Ferva o creme antes de misturar ao chocolate. A razão entre o chocolate e o creme de leite deve ser de duas partes de chocolate para uma de creme.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !