Como fazer escova definitiva em casa


escova_dest

O sonho de todas as mulheres é ter um cabelo bonito, e esse sonho pode ser ainda mais incrementado se o cabelo desejado for liso. E é por isso que muitas mulheres vão à procura de um profissional de beleza para fazer a tão sonhada escova definitiva. Mas uma coisa é certa, a escova definitiva não deve ser realizada em casa, pois pode ocasionar riscos graves.

escova4 Como fazer escova definitiva em casa

Antes de prosseguir, confira outros artigos sobre escovas e chapas:

O que é escova definitiva?

O procedimento de uma escova definitiva é a transformação de um fio, ou seja, é transformado um fio de cabelo crespo em um fio de cabelo liso com um procedimento químico de alisamento. Esse procedimento, se não executado por um profissional, pode ocorrer diversos efeitos colaterais, como: queda de cabelo, quebra do fio de cabelo, queimaduras e outras lesões que podem até necrosar o couro cabeludo. Portanto, tenha cuidado.

Os princípios ativos usados para a escova definitiva são à base de tioglicolato de amônio, monoetanolamina, e em alguns cabelos mais complicados de alisar é usado hidróxido de sódio e guanidina. Lembrando que esses são os princípios ativos e o produto para realizar a escova definitiva só em encontrado em lojas especializadas em produtos e cosméticos para cabelos.

escova2 Como fazer escova definitiva em casa

Ao fazer uma escova definitiva com um profissional, você precisará retocar a raiz a cada quatro ou cinco meses para que fique sempre lisa.

Lembrando que a escova definitiva não pode ser feita em casa por depende muito de um diagnóstico de um profissional que irá analisar a textura de seu cabelo, a porosidade, a densidade e a elasticidade, sabendo assim o grau de força do produto a ser usado.

Se não posso fazer escova definitiva, como alisar meu cabelo em casa?

Você não pode fazer escova definitiva por correr riscos, mas nada impede de fazer uma escova progressiva. A escova definitiva quando feita rompe as ligações de enxofre do fio de cabelo, transportando elas de lugar religando-as novamente a essas cadeias, deixando o cabelo liso. Já a escova progressiva pode ser feita em casa pelo fato de não romper essas ligações e sim trabalhar nas ligações hidrogeniônicas, fazendo com que o cabelo fique liso por um período curto de dois a três meses.

O produto da escova progressiva é à base de queratina, ácido metanóico e carbocisteína, que são princípios não tóxicos. Entretanto, algumas progressivas são manipuladas a base de formol, o qual tem uma toxicidade muito grande, não devendo ser usado.

escova1 Como fazer escova definitiva em casa

Como fazer uma escova progressiva passo a passo

  • Primeiro Passo: Primeiro o cabelo deve ser lavado com um xampu anti-resíduo.
  • Segundo Passo: Após lavar, você irá secar o cabelo com um secador.
  • Terceiro Passo: É aplicado o produto para a escova progressiva.
  • Quarto Passo: Secado novamente, porém, desta vez com um ar morno no secador.
  • Quinto Passo: Você irá pranchar o cabelo em mechas finas, de três a cinco vezes cada mecha.
  • Sexto Passo: Agora só enxaguar o cabelo.

Seguindo todos esses passos você pode usar e abusar do liso maravilhoso em seus cabelos sem correr perigo com produtos tóxicos e possivelmente agressivos para seu cabelo e couro cabeludo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !