Como fazer escova progressiva passo a passo


4702271978_702b635699_z

“Debaixo dos caracóis dos seus cabelos…”.

A letra da famosa música escrita por Roberto e Erasmo Carlos não foi feita sob a inspiração de cabelos cacheados femininos, mas como forma de apoio a Caetano Veloso que estava exilado em Londres durante a ditadura. Se fosse composta hoje talvez não fizesse tanto sucesso com o público feminino, já que grande maioria das mulheres tem procurado profissionais cabeleireiros para alisar as madeixas. Muito mais simples para pentear e prático para arrumar, o cabelo liso faz muito sucesso entre as mulheres modernas que se dividem entre trabalho, estudo, casa, filhos, família e desejam estar sempre arrumadas e bonitas.

245086237 6356f2ab8f z Como fazer escova progressiva passo a passo

Via Flickr

Muitos são os procedimentos hoje disponíveis para alisar os fios e, ao contrário do que muitos pensam, há métodos bem simples e que podem ser feitos tanto em casa como nos salões, basta ter os produtos certos e de qualidade. A escova progressiva, por exemplo, um processo criado pela hairstylist japonesa Yuko Yamashita, garante um cabelo lisinho sem comprometer a saúde dos fios. Os resultados são obtidos progressivamente, como o nome mesmo diz, e garante madeixas lisas durante 3 a 6 meses, dependendo do tipo de cabelo.

Materiais:

  • Uma escova de cerdas naturais de formato redondo
  • Um pente fino
  • Uma prancha (chapinha) que atinja temperatura igual ou superior a 200ºC. Estas, geralmente são de cerâmica, pois resistem aos componentes químicos sem danificar o fio.
  • Secador potente
  • Prendedores de cabelo
  • Toalhas de rosto
  • Pincel
  • Kit para escova progressiva (normalmente composto por xampu anti resíduo, selante e hidratante finalizador, dependendo da marca que você escolher)
    3215523419 f113292a36 z Como fazer escova progressiva passo a passo

    Via Flickr

Passo a passo
  1. Lavar bem o cabelos com xampu anti resíduo, pois eles possuem um PH alto e dilatam as escamas do cabelo para receber a química com mais eficiência
  2. Enxaguar bem com água até retirar todo o xampu dos cabelos
  3. Secar bem o cabelo com uma toalha
  4. Dividir o cabelo em 4 partes em formato de cruz e pentear, tirando todos os nós
  5. Separar mechas finas e aplicar o selante com o auxílio de um pincel
  6. Espalhar da raiz às pontas retirando o excesso com um pente fino, assim o produto fica melhor distribuído por toda a extensão do cabelo
  7. Fazer uma escova lisa
  8. Finalizar a escova com a prancha
  9. Esperar o cabelo esfriar e lavar apenas com água
  10. Tirar o excesso de água com uma toalha e aplicar o hidratante finalizador
  11. Secar o cabelo novamente com escova e chapinha, ou deixá-los secar naturalmente

É importante fazer o procedimento de aplicação do selante rapidamente, para que todo o cabelo esteja com o produto em até quinze minutos.

2087654134 f2c9618037 z Como fazer escova progressiva passo a passo

Via Flickr

Dicas

Atenção para algumas dicas antes durante e depois da escova progressiva!

  • Faça o teste de alergia! Os kits para progressiva e os componentes químicos variam entre as marcas. Antes de aplicar faça o teste de alergia colocando uma gota do produto na região do pescoço ou atrás da orelha e deixe por 15 minutos. Faça o mesmo com uma mecha do cabelo. Não havendo reações, como vermelhidão ou coceira, o uso é liberado. Caso você não saiba as químicas que já possui, esteja gestante ou tenha problemas de pele,  procure um profissional cabeleireiro para tirar todas as dúvidas sobre a escova progressiva, e peça para ele indicar o melhor produto para o seus fios.
  • Manutenção é essencial! Agora que você está linda e com o cabelo bem comportado e lisinho, não descuide dos fios! Faça a manutenção da escova com hidratações periódicas e passe a utilizar produtos pós-química. No mercado já existem bons xampus e cremes para cabelos quimicamente tratados.

Siga os passos e perca o medo da chuva te despentear!

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !