Como fazer exercícios Kegel


kegel-420x283

O Kegel é um tipo de exercício físico que visa enrijecer e fortalecer o músculo pubococcígeo que fica próximo á região pélvica.

É recomendado para homens e mulheres como auxiliador no tratamento da ejaculação precoce (homens) e na preparação e recuperação dos músculos pré e pós parto (mulheres). Além disso, depois iniciar as técnicas do Kegel, o praticante sentirá mais prazer durante o sexo pois trabalhará os vários músculos que circundam á região sexual deixando-os mais sensíveis para esta função.

Os exercícios de Kegel são indicados no tratamento da incontinência urinária e na redução de problema pélvicos, trazendo mais saúde e bem estar aos pacientes.

22 Como fazer exercícios Kegel

Via Flickr

 

Surgimento do Kegel

Criado pelo ginecologista Arnold Kegel (1894-1981), o Kegel surgiu como uma alternativa natural para tratar os problemas musculares pélvicos, mas precisamente do músculo pubococcígeo.

São exercícios com a função principal de solucionar problemas na musculatura próxima aos órgãos sexuais, trazendo como conseqüência mais disposição e prazer durante o ato sexual á quem os pratica corretamente. Eles atuam principalmente na restauração do tônus muscular como modo de prevenção e fortalecimento do pavimento pélvico.

O Kegel foi popularizado na década de 40 e recebeu este nome em homenagem ao seu criador, porém, muitos contestam esta afirmação. Os seguidores do Taoismo já conheciam e praticavam este tipo de exercício por vários motivos, entre eles, o desenvolvimento espiritual e a longevidade.

Como fazer Kegel

Os exercícios de Kegel consistem na contração e relaxamento do músculo pubococcígeo e da musculatura pélvica. São métodos naturais que trazem benefícios para homens e mulheres, utilizados para tratar a incontinência urinária, o vaginismo e proporcionar mais prazer durante o sexo.

Antes de iniciar esta técnica é necessário identificar os músculos que deverão ser trabalhados e desenvolvidos. Isso será possível da seguinte forma: Quando for urinar, interrompa o ato e perceba como o seu corpo reage á esta função. Os músculos que você sentir contraídos serão à base dos exercícios Kegel.

Iniciando os exercícios

O primeiro passo é esvaziar toda a bexiga, ou seja, urinar antes de começar este tipo de tratamento. Isso é importante, pois, com os movimentos constantes dos músculos pélvicos, a vontade de urinar poderá surgir espontaneamente e desta forma a técnica deverá ser interrompida, podendo prejudicar no resultado almejado.

Dispa-se das peças íntimas e fique sentado (a) ou deitado (a) com o corpo voltado para cima. Respire fundo e contraia os músculos identificados anteriormente. Deixe-os contraídos por dez segundos e vá relaxando-os devagar por mais dez segundos. Repita este exercício por sete vezes seguidas de oito em oito horas.

kegel exercise Como fazer exercícios Kegel

Via Flickr

Durante a contração, respire fundo, prendendo todo o ar e no relaxamento expire lentamente pela boca, soltando o ar acumulado. Em alguns dias o paciente sentirá melhoras caso sofra com problemas urinários ou ejaculação precoce.

Mulheres grávidas podem realizar o Kegel preparando os músculos pélvicos para o parto e para a recuperação posterior. Com a prática destes exercícios o controle das sensações sexuais pode ser conquistado, bem como a melhora das funções urinárias e todas as outras que dependem diretamente do músculo pubococcineo para sua realização.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !