Como fazer extrato de tomate


6a00d83452f7b869e200e54f7205fb8834-800wi (1)

Seja nas pizzas, no macarrão ou em qualquer outro prato, o extrato de tomate é sempre muito requisitado. Por conta disso, não falta no mercado, basta dar uma olhada nas prateleiras e conferir quantas marcas existem por aí e que fazem tanto sucesso. Mas ainda que haja muitas delas, muita gente prefere mesmo é fazer em casa para ficar longe de tudo o que é industrializado. Por conta disso, saiba como fazer extrato de tomate. Gazpacho de Cerezas con Arenques y Brotes de Ajo 1 600x250 Como fazer extrato de tomatePara poder preparar esse tipo de molho será preciso separar um quilo de tomates bem maduros, quatro colheres de sopa de óleo, duas de açúcar e uma colher de chá de sal.

Veja o passo a passo da preparação:

1 – Lave bem os tomates e corte todos eles em cruz;
2 – Ponha o tomate e uma colher de açúcar em uma panela grande;

3 – Deixe cozinhar bastante, vá mexendo constantemente, até que todos eles sejam derretidos;
4 – Tire a panela do fogo e bata essa massa aos pouquinhos no liquidificador.

5 – Conforme por batendo, vá colocando a massa em uma peneira e passe-a para que possa então formar um purê;
6 – Após esse processo, coloque purê na panela, acrescentando um fio de óleo, uma colher de sopa de açúcar o sal;
7 – Mexa bastante até que o purê fique semelhante ao extrato comprado no mercado.

Dicas: 

  • Algumas dicas são importantes para conseguir sucesso nessa receita. Por exemplo, é importante escolher os melhores tomates e como saber quais são? Os mais indicados para extrato são os pequenos e, como já foi dito anteriormente, os bem maduros, pois são esses que têm um gosto mais saboroso e adocicado. Os tomates devem estar firmes, com o vermelho bem vivo, com a pele lisinha e bem brilhante, sem nenhum rasgo ou alto-relevo. Muita gente prefere o tomate sem pele, que é vendido também em mercados e não há nenhum problema em fazer extrato com ele.
  • É importante retirar as sementes e picá-los de modo que fiquem bem pequenos para facilitar o derretimento. O sabor do tempero pode ser acentuado com um pouco mais de sal quando o molho já estiver pronto.
  • Quem preferir, poderá também fazer o extrato em casa e ainda congelá-lo para poder usar em ocasiões futuras. O único cuidado que se deve ter é com o tempo que ele ficará fora do freezer. Por conta disso, é importante que ele seja retirado somente quando for usado, em caso contrário, de descongelar e congelar novamente, não deverá ser aproveitado, portanto, atenção também com falta de luz ou limpeza do congelador.

Os benefícios do tomate são muitos: ele é capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, câncer. Possui vitamina C, que é responsável pela prevenção do escoburto, pela saúde da pele, gengivas, vasos sanguíneos, forma colágeno, absorve ferro, reduz colesterol e ainda auxilia no fortalecimento da imunidade.Gazpacho de Cerezas con Arenques y Brotes de Ajo 11 600x250 Como fazer extrato de tomateCom tantos benefícios assim, fica difícil dispensar uma alimentação que inclua o uso do tomate. Por isso, acrescente o extrato para poder estar em dia com a saúde. Boa sorte! 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !