Como fazer falso chantilly


800px-Salzburg_Sachertorte_with_whipped_cream,_April_2007

Todas as confeiteiras conhecem o famoso Chantilly! É um creme branco, doce, fofo e muito gostoso. Serve para cobrir ou rechear bolos, como acompanhamento em sorvetes, saladas de frutas, pudins, tortas e até bebidas quentes ou frias. É muito apreciado pela maioria das pessoas, mas usá-lo profissionalmente na decoração é um pouco complicado, e os motivos são vários:4485780980 5af98d2b3a b 600x250 Como fazer falso chantilly

  • Por ser cremoso demais, tem que estar no ponto exato para formar os desenhos e as ondulações da decoração com o bico de confeiteiro.
  • Por ser feito basicamente com gordura, derrete facilmente quando exposto à altas temperaturas, e vai derreter também se ficar muito tempo fora da refrigeração em um dia muito quente.
  • Transportar um bolo confeitado unicamente com creme de chantilly é uma verdadeira aventura pois qualquer movimento brusco pode destruir toda a decoração.
  • Este tipo de cobertura não é o que podemos chamar de “mais saudável” pois é extremamente gordurosa.

1469407704 1a8a949741 b 600x250 Como fazer falso chantillyPor isso tudo, cada vez mais os culinaristas tentam encontrar novas opções para rechear e cobrir os bolos e doces, facilitando o trabalho sem perder em termos de sabor e textura. Foi assim que surgiu o “Falso Chantilly” que nada mais é do que outra forma de cobertura, cujo sabor imita bastante o chantilly tradicional. Confira aqui duas opções bem saborosas e que podem substituir o chantilly com vantagem:

1) FALSO CHANTILLY SOFISTICADO

  • 1 lata de creme de leite gelado sem o soro.
  • 1 lata de leite condensado (pode ser cozido, se desejar, mas nesse caso a cobertura ficará com a cor levemente dourada)
  • 10 colheres de sopa de leite em pó (pode trocar por 3 a 4 colheres de chocolate em pó 50%).
  • 1 colher de sopa bem cheia de emulsificante.
  • 300g de chocolate branco para cobertura derretido (pode usar chocolate ao leite ou meio amargo).
  • Corante ou pó de sabor para sorvete. Se desejar use corante, lembrando que todas essas modificações mudarão a cor branca original do creme de chantilly.

Modo de fazer.

  1. Coloque na tigela da batedeira o creme de leite gelado, o leite condensado, o leite em pó e o emulsificante.
  2. Bata por aproximadamente 3 a 4 minutos.
  3. Acrescente o chocolate derretido e bata por mais uns 2 minutos.
  4. Empregue da forma que preferir.

2) FALSO CHANTILLY SIMPLES

  • 1 copo de 250 ml de leite gelado.
  • 1 copo de 250 ml de açúcar.
  • 1 colher de sopa bem cheia de emulsificante para sorvete.
  • 1 colher de sopa cheia de pó de gelatina incolor (ou do sabor que preferir).

Modo de fazer:

  1. Coloque todos os ingredientes na tigela da batedeira.
  2. Bata em velocidade máxima até atingir o ponto de chantilly – aproximadamente 10 minutos – você vai perceber a consistência quando a hélice da batedeira começar a formar desenhos em formas de ondas no creme.
  3. Leve à geladeira e empregue da forma que preferir.
  4. Rende dois potes de 2 litros de sorvete e é muito mais leve e saudável que o creme de chantilly tradicional.
  5. Você pode acrescentar coco ralado e essência de baunilha.

5001789211 393668edd7 b 600x250 Como fazer falso chantillyPronto! Agora você já pode substituir o tradicional e gorduroso creme de chantilly por opções mais saudáveis e tão gostosas quanto. Sua família com certeza vai aprovar! Boa sorte, e volte aqui para nos contar como ficou!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

5 replies to this post
  1. eu nunca fiz,mas vi muitos comentários que além de ser gostoso,funciona pq ele não desmonta!!!
    vou testar no bolo do chá de cozinha da minha prima…espero q gostem!!!só tem um porém,eu não tenho batedeira,será que da certo se eu bater à mão,msmo dando aqle trabalho todo?agradeço desde ja bjoooo