Como fazer farofa de cenoura


4144124119_48f98e156c

A receita de farofa de cenoura é a junção de dois ingredientes principais saudáveis, versáteis e de grande consumo e aceitação nacional. A farinha seja ela de mandioca, de milho ou de qualquer outro item inicial que se permita esfarelar é algo típico da comida do brasileiro para a composição das farofas. Geralmente, as farofas são servidas acompanhando ou antecedendo pratos principais mais suculentos.

Já a cenoura um alimento bastante conhecido pelos benefícios que traz a saúde das pessoas. Rica em vitaminas A, B e C, a ingestão desse legume é positiva os olhos, a pele, os cabelos e o sistema imunológico. A cenoura é também constituída de sais fundamentais para a manutenção de uma vida saudável, como é o caso do magnésio, cálcio, ferro e iodo.

3722617622 728fdeb204 300x225 Como fazer farofa de cenoura

Via Flickr

Então vamos à receita do preparo da farofa de cenoura? Seu tempo de preparo é de cinco minutos apenas e serve de quatro a cinco porções generosas. Veja como é rápido, fácil e com itens com preço bastante acessível a todos.

Ingredientes necessários para a preparação da farofa de cenoura:

  • Três cenouras grandes raladas cruas (no ralo fino ou no processador de alimentos);
  • Uma cebola pequena já picada;
  • Uma colher média de pimentão verde já picado;
  • Um dente de alho pequeno amassado;
  • Farinha de mandioca à vontade;
  • Sal à vontade;
  • Três colheres pequenas de óleo ou de margarina.

Dica: Opte pela cenoura fresca para ralá-la ainda crua na hora de fazê-la. Não a guarde ralada para mais tarde ou na geladeira sem contato com ar fresco, perdendo os seus nutrientes e sua qualidade para consumo.

Como preparar a farofa de cenoura. Mãos na massa!

Depois de separados os ingredientes, vamos ao preparo. Ponha o óleo ou margarina em uma panela em fogo médio; ao ferver e derreter acrescente o alho e a cebola para que dourem e em seguida coloque o pimentão. Fique sempre atento à panela para que não queime. Após tudo devidamente dourado, desligue.

Em uma vasilha de vidro, despeje cerca de dois copos de farinha de mandioca e adicione os temperos já fritos. Misture bem essa massa com a ajuda de um garfo ou colher pequena, para que não embole. Depois de bem homogêneo, adicione o sal e as cenouras raladas. Use as mãos para que a farinha se mescle a cenoura, formando a consistência desejada de farofa.

Dica: Não ponha muita farinha para que não se torne uma farofa ressecada, nem tampouco exagere na quantidade de cenoura, para que perca o aspecto de farofa.

Atenção: A receita de farofa de cenoura é uma receita leve e bastante hipocalórica. É sempre uma boa pedida para os acompanhamentos de churrascos, assados de frango e carnes em geral.

5343777102 07c6926640 300x225 Como fazer farofa de cenoura

Via Flickr

Fique à vontade para incluir outros ingredientes em sua farofa e incrementá-la com os itens que você tem em casa, não se esqueça de que criatividade e versatilidade são qualidades do bom cozinheiro! Por exemplo, ouse misturar as cenouras raladas previamente um suco de meio limão, espremendo-as em seguida e colocando na panela quente com temperos refogados.

Fica uma delícia! Ouse nos temperos, opte por salsa, cebolinha, orégano ou pimenta, conforme sua preferência e disponibilidade. Acrescente outros legumes e verduras à sua farofa de cenoura. No mais, bom trabalho, bom apetite e boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !