Como fazer farofa – Receitas de farofa


farofa

Prato salgado tipicamente brasileiro, a farofa padrão é constituída basicamente por farinha (principalmente de mandioca, mas também pode ser utilizada a de milho) passada na gordura ou manteiga. A criatividade do cozinheiro permite o acréscimo de vários outros ingredientes como couve, salsa, ovo, cebola, carne, bacon, batata palha e até algumas frutas.3840332132 fb13259476 Como fazer farofa   Receitas de farofa

A história da receita remonta ao período colonial onde a facilidade do preparo, aliada à grande disponibilidade de farinha de mandioca, permitiam aos trabalhadores rurais a confecção de um alimento de baixo custo, fácil conservação e considerável valor energético. Rapidamente o prato passou a fazer parte das cozinhas do país, fazendo tanto das mesas humildes quanto das ricas, e de lá rapidamente se espalhou para o resto do país e alguns outros lugares do mundo.mandioca farofa peixe espada Como fazer farofa   Receitas de farofa

Neste guia, Comofas te ensina como fazer farofa, a receita básica e mais algumas outras oriundas dela.

Passo a Passo

Para a farofa básicafarofa 1 Como fazer farofa   Receitas de farofa

Você vai precisar de: três colheres de sopa de manteiga, uma colher de chá de sal e farinha de mandioca.

1)    Derreta a manteiga.

2)    Aos poucos, junte o sal e farinha de mandioca, mexendo bem.

3)    Acrescente mais farinha até obter uma mistura bem solta e seca.

Farofa para churrascofarofa arroz Como fazer farofa   Receitas de farofa

Você vai precisar de: – um quilo de lingüiça de porco (pura e picada sem pele); um pimentão verde grande picado; duas cebolas picada; três tomates (picados sem as sementes); um quilo e 500g de farinha de mandioca crua; 300g de margarina; 100g de queijo parmesão ralado; seis ovos (cozidos picados); três colheres (sopa) de azeite de oliva; 200g de azeitonas verdes (sem caroço); uma pitada de pimenta-do-reino; um maço de salsas bem picado;

1)    Em uma panela grande, coloque a lingüiça e o azeite e deixe fritar, quando estiver frita, adicione a cebola mexendo sempre para refogar.

2)    Logo após, adicione o pimentão, os tomates e as azeitonas, refogue mais um pouco, adicione a pimenta-do-reino e um pouco de água (um copo pequeno) para cozinhar, corrigindo o sal (ficará como um molho de hot-dog de lingüiça), tão logo seque a água, coloque a margarina para dissolver e apague o fogo.

3)     Depois de feito isso, adicione a farinha de mandioca mexendo bem e depois a cavando para entrar ar, deixando a farofa mais solta.

4)    Em seguida adicione o queijo parmesão, a salsinha picadinha e os ovos cozidos picados, continue a cavar bem a farofa para terminar de misturar todos os ingredientes e deixá-la ainda mais soltinha.

5)    Bom apetite

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !